01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
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Tipo: Other
Título: Práticas de gestão do conhecimento em escolas públicas municipais
Autor(es): WESSELLENNS, Janacilda Leite
Abstract: As práticas e ferramentas de Gestão do Conhecimento podem ser utilizadas como suporte organizacional em diferentes contextos e finalidade. Este suporte estaria voltado ao contexto organizacional escolar, já que o contexto escolar compõe um sistema que envolve pessoas e o seu fazer pedagógico, suas interações sociais, para além dos aspectos sociais e políticos. A questão norteadora da presente pesquisa é: quais seriam os níveis de implementação e alcance das práticas e ferramentas de Gestão do Conhecimento utilizadas no contexto escolar, de acordo com os gestores? O objetivo da pesquisa é analisar o nível de implantação e o alcance das práticas da Gestão do Conhecimento na Rede Pública Municipal de Educação Básica em uma cidade do noroeste do Paraná. A Rede é composta por 110 unidades entre escolas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e Centros de Educação Infantil que atendem crianças de 0 a 5 anos de idade. A relevância desta pesquisa está no fato de que a implantação e o alcance de práticas de gestão do conhecimento, mesmo que utilizadas de modo intuitivo e assistemático pelas instituições investigadas, podem indicar os caminhos e experiências que promovam o seu desempenho. A metodologia adotada foi de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. O público alvo foram os gestores das unidades escolares da Rede Pública Municipal de Educação Básica do município investigado. Ao se considerar que o nível de implementação possibilita compreender o nível de integração das práticas de Gestão do Conhecimento nas escolas, enquanto que o nível de alcance expressa a influência das práticas aoserem disseminadas na organização escolar, é possível concluir que as práticas de Gestão do Conhecimento, sejam de qual categoria forem, já se encontram integradas ao meio escolar, possibilitando aos gestores a obtenção de resultados positivos ao planejar e dirigir suas ações. Verifica-se, ainda, que a maioria dos gestores as utiliza de maneira intuitiva e assistemática, o que pode ser atribuído à falta do conhecimento relativo aos conceitos das práticas e de sua importância para a gestão educacional.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento
organização escolar
práticas de gestão do conhecimento
Editor: Unicesumar
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1102
Data do documento: 18-Dez-2018
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