EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10994
Tipo: Artigo de Periódico
Título: PERFIL DO CONSUMO ALIMENTAR E FATORES ASSOCIADOS À SAÚDE DE TABAGISTAS
Autor(es): Lima, Edjane Marcela de Oliveira
Bonfim, Ellen Daltro Ferreira
De Jesus, Raquel Cristina Silva
Salgueiro, Marcia Maria Hernandes de Abreu de Oliveira
Porto, Elias Ferreira
De Souza, Anselmo Cordeiro
Resumo: O tabagismo está associado a aproximadamente 6 milhões de óbitos no mundo, e cerca de US$ 500 bilhões de custos em saúde são atribuíveis à doença e fatores relacionados. Todavia, poucos estudos investigam as relações entre tabagismo e seus efeitos no perfil de saúde do indivíduo. A presente pesquisa objetivou traçar o perfil do consumo alimentar e de fatores associados à saúde de tabagistas de um Centro de Referência em Reabilitação e Assistência à Saúde (CRRAS) da cidade de São Paulo. Trata-se de investigação não experimental, de amostra não probabilística, de aplicação transversal, e abordagem quantitativa, realizada de novembro de 2016 a novembro de 2017. Foram aplicados os questionários: sociodemográfico, para verificar os critérios de inclusão no estudo; “Questionário de tolerância à nicotina”, sobre hábito de fumar; “Como está sua alimentação?”, instrumento do Ministério da Saúde; e exame Absorciometria Radiológica de Raio X de Dupla Energia (DEXA). Participaram 18 tabagistas com idade entre 45 e 66 anos, de ambos os sexos; com grau de dependência nicotínica prevalente baixa (33%); consumo alimentar classificado como de “atenção” (55%); baixo Índice de Massa Magra em ambos os sexos; e Índice de Gordura Corporal para amostra do presente estudo, que resultou, respectivamente, em sobrepeso e obesidade classe I. Os indivíduos apresentaram inadequação no consumo alimentar e baixíssima realização de atividades físicas, o que está associado a um estilo de vida regular, em que é desejável melhorar. Assim, são necessárias abordagens mais assertivas quanto a essa temática por parte dos prestadores de cuidados de saúde.
Palavras-chave: Estilo de vida
Hábito de fumar
Ingestão de alimentos
Perfil de saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10994
Data do documento: 20-Jan-2025
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
681963.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)314.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.