01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
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Tipo: Dissertação
Título: Práticas educativas no ensino fundamental I com base na gestão do conhecimento
Autor(es): CANATO, Maria Luisa Garcia
Primeiro Orientador: FORNO, Leticia Fleig Dal
metadata.dc.contributor.advisor-co1: PEGINO, Paulo Marcelo Ferraresi
Abstract: Considera-se que cada sujeito constrói seu conhecimento e sendo esta construção estruturada na proposta da aprendizagem em projeto, torna-se possível considerar que o sujeito possui o domínio tácito e que precisa torná-lo explícito e compartilhado. A pesquisa realizada teve como objetivo dar sentido e significado, a partir da G.C. , para a percepção dos professores sobre as práticas educativas no ensino fundamental I baseadas na proposta da “aprendizagem por projetos”. A relevância para pesquisar sobre a temática de práticas educacionais, por meio do modelo de projeto de aprendizagem, se deve ao fato de que é preciso aprofundar o conhecimento no tema pela insatisfação em se perceber o esforço de docentes ao trabalhar conteúdos de maneira mecânica provocando desmotivação nos mesmos e nos alunos. Assim, faz-se pertinente pontuar que a ação de transformar o saber tácito em explícito por ser um meio de promover a formação de uma rede de saberes que, para a gestão do conhecimento, refere-se à interação de colaboradores e, na perspectiva educacional, é a promoção de um espaço de interação para gerar cultura de aprendizagem que possibilite transformar o conhecer particular em coletivo. Sendo aprendizagem em projeto uma forma possível de transformar o tácito/individual em explícito/coletivo. Buscando contextualizar a questão, os estudos teóricos foram direcionados para as escolas de ensino fundamental quanto a implantação da metodologia- Aprendizagem baseada em projetos e a questão do compartilhamento das informações: estes aspectos aparecem abordados na parte inicial da dissertação. A análise da metodologia da S.M.E. objeto de implantação, é feita a seguir, visando-se neste momento, entrevistar os professores dos quartos e quintos anos enquanto benéfica e inovadora, para os dias atuais, ou não. A parte seguinte retrata como o professor percebe proposta tradicional, em relação a aprendizagem baseada em projetos, conforme suas diferenças, possibilidades de viabilidade, de retorno a proposta anterior, o conhecimento profissional do professor e a oportunidade de aprendizagem dos alunos, além da organização escolar: compartilhamento, e trocas de experiências, através das colocações expressas durante as entrevistas semiestruturadas realizadas com os educadores. Finalmente, analisa-se a questão do educador, frente a nova metodologia a ABP onde utiliza a construção do conhecimento de maneira dinâmica, compartilhada e envolvendo a participação dos alunos e educadores com a ajuda das ferramentas da GC trazendo a motivação por aproximar a aprendizagem escolar com a realidade na qual o aluno vivencia, num contexto da rede pública de ensino. Espera-se que com esse estudo e resgate da fala dos educadores, que hoje atuam nas escolas, possa abrir caminhos para outras experiências onde essa fala – que retrata a vivência e a leitura realizada pelos que ali atuam seja cada vez mais objeto de reflexão para as futuras ações e encorajamento para prosseguir com a proposta de aprendizagem baseada em projetos implantada recentemente pelo munícipio..
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Aprendizagem baseada em projetos
Compartilhamento do conhecimento
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1088
Data do documento: 30-Ago-2017
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