EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10878
Tipo: Artigo de Evento
Título: OS DADOS DA PESSOA JURÍDICA E A LGPD: PROTEÇÃO POR ANALOGIA OU OMISSÃO LEGISLATIVA
Autor(es): Michiyori, Juliene Eyko
Martins, Gustavo Afonso
Resumo: O presente projeto de pesquisa científica, visa a abordagem e entendimento da L 13709 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Apresenta como objetivo principal analisar as possibilidades de adequação da LGPD, visando regulamentar e controlar a proteção de dados da personalidade jurídica, garantindo a segurança, concorrência e transparência nos negócios. A metodologia pretendida para o estudo é dedutiva, baseada na pesquisa bibliográfica de livros e artigos científicos da área, bem como, na legislação brasileira e jurisprudência do tema, citando autores como Danilo Doneda, Bruno Ricardo Bioni entre outros. Para tal pretende-se estudar a Lei 13.079/2018 e a CF/88, que insere no artigo 5º, o inciso LXXIX. Parte-se da hipótese de que as corporações estão em processo de adequação a LGPD, porém muito distante do ideal ou do que a Lei propõe. Este projeto tem pretensão de início em abril de 2023, com a finalização prevista para dezembro do mesmo ano. Além das pesquisas, pretende-se atingir alguns objetivos específicos: apresentar possíveis atribuições da LGPD em relação à proteção de dados da personalidade jurídica, pontuar lacunas e riscos que a proteção não adequada pode gerar, às empresas e outras entidades jurídicas, incentivar a cultura da proteção de dados nas corporações, aumentar a conscientização sobre a importância da privacidade e da segurança de informações, garantir que as empresas definam objetivos e garantam que suas práticas de tratamentos de dados estejam em conformidade com as exigências da LGPD e outras leis correlatas aplicáveis.
Palavras-chave: Omissão legislativa
Personalidade jurídica
Proteção de dados
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10878
Data do documento: 16-Dez-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
679012.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)211.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.