01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1085
Tipo: Dissertação
Título: Gestão do conhecimento e educação a distância: um estudo da metodologia adotada no curso de pedagogia de uma instituição privada no noroeste do Paraná
Autor(es): GENTIL, Késia Priscila Gomes
Primeiro Orientador: DIAS, José Francisco de Assis
metadata.dc.contributor.advisor-co1: BORTOLOZZI, Flávio
Abstract: Esta pesquisa tem como objeto central de discussão a Gestão do Conhecimento no âmbito educacional, analisando exclusivamente a educação superior na modalidade de educação a distância. Neste contexto, o cerne da pesquisa explorou o ambiente virtual de aprendizagem disponível nesta modalidade de ensino, ofertado no curso de pedagogia a distância de uma instituição privada de ensino superior localizada no noroeste do estado do Paraná. O motivador principal para essa escolha de tema de pesquisa deve-se a necessidade de se discutir a Gestão do Conhecimento na modalidade de Educação a Distância, que aborde as práticas de GC e as ferramentas de apoio para o processo de ensino e aprendizagem utilizados nesta modalidade. Esta pesquisa busca essencialmente relacionar as ferramentas utilizada como apoio didático aos alunos da Educação a Distância, com as práticas de GC descritas na literatura, além de incorporar o trabalho de tutoria presente nesta modalidade e a prática de mentoring nas organizações. O fator determinante para este estudo foi a observação sistemática do ambiente virtual de aprendizagem e a análise do currículo proposto neste curso. A pesquisa é de natureza aplicada, com objetivos exploratório e descritivo, uma abordagem qualitativa e procedimentos fundamentados em um estudo de caso.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento
Educação a distância
Pedagogia
Ferramentas e Práticas de Gestão do Conhecimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1085
Data do documento: 21-Jul-2017
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KESIA PRISCILA GOMES GENTIL.pdfDissertação1.22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.