EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10828
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTUDO DO EFEITO DO PLASMA RICO EM PLAQUETAS OZONIZADO COMPARADO AO PLASMA RICO EM PLAQUETAS EM CIRURGIAS ORIFICIAIS
Autor(es): Tanaka, Ana Paula de Lima
De Mello, Maria Luíza Bazotte
Filho, Valdomiro Garbugio
De Lara, Bárbara Pereira
Picolo, vAline Carin Costa
Maldonado, Jessi Elen Souza
Resumo: Introdução: o tempo prolongado de recuperação devido à lenta cicatrização, a dor e o desconforto no pós operatório são fatores que ao serem analisados em conjunto, geram desafios na área da coloproctologia pertinente ao pós-operatório de cirurgias orificiais. Objetivo: comparar a cicatrização e o quadro sintomático da melhora álgica no pós-operatório de cirurgias orificiais dos pacientes que receberam a injeção de PRP ozonizado no pós-operatório imediato daqueles que receberam a injeção de PRP puro. Metodologia: Ensaio clínico randomizado com delineamento longitudinal. s pacientes receberam o tratamento cirúrgico e foram alocados de forma randomizada em três grupos: A, B e C. O grupo A recebeu injeção de solução salina em torno da ferida operatória no pós-operatório imediato, constituindo o grupo controle. O grupo B recebeu a injeção de plasma rico em plaquetas (PRP). O grupo C recebeu a injeção de plasma rico em plaquetas ozonizado (PRP ozonizado). Resultados: evidenciou-se que, entre 7 a 15 dias, a média ponderada da dor referida pelos pacientes de cada grupo foi: 5,83 (grupo A), 3,83 (grupo B) e 3,16 (grupo C). Ademais, com 30 dias, observou-se a seguinte média ponderada da dor referida: 1,5 (grupo A), 1,6 (grupo B) e 1,0 (grupo C). Conclusão: A aplicação do plasma rico em plaquetas puro e do plasma rico em plaquetas ozonizado no pós operatório imediato em cirurgias orificiais mostrou reduzir a dor pós-operatória. Observou-se que o plasma rico em plaquetas ozonizado mostrou eficácia superior na redução álgica em relação ao plasma rico em plaquetas puro com 7 a 15 dias e com 30 dias de pós-operatório. Ainda, com 30 dias de pós-operatório não foi notada uma melhora álgica entre o grupo que recebeu o plasma rico em plaquetas puro em comparação ao grupo controle. Já com 7 a 15 dias pós-operatório o PRP puro mostrou resultado na diminuição álgica comparado ao grupo controle.
Palavras-chave: Cicatrização
Cirurgias orificiais
Plasma rico em plaquetas ozonizado
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10828
Data do documento: 13-Dez-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
683601.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)278.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.