01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1080
Tipo: Dissertação
Título: Proposta e validação de um instrumento para a investigação dos processos da gestão do conhecimento em pequenas e médias empresas da indústria de software
Autor(es): PINTO, Danieli
Primeiro Orientador: TENÓRIO JUNIOR, Nelson
metadata.dc.contributor.advisor-co1: BORTOLOZZI, Flávio
Abstract: A aquisição, criação e incorporação do conhecimento é essencial para a promoção da inovação e manutenção da indústria de software no mercado. Para tal finalidade, as organizações adotam a gestão do conhecimento (GC) que oferece um arcabouço de processos voltados à manutenção do conhecimento organizacional. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é propor um instrumento validado para a investigação dos processos da GC em pequenas e médias empresas (PME) da indústria de software. A metodologia empregada está amparada em uma pesquisa de métodos mistos com característica explanatória sequencial (MMES), tendo a pesquisa de campo como estratégia de investigação. A pesquisa foi delineada em duas fases: a primeira consistiu em um estudo preliminar sobre os processos da GC na indústria de software e a segunda consistiu na elaboração e validação de um instrumento para investigação dos processos da GC em PME da indústria de software. A primeira fase compreendeu em uma revisão sistemática da literatura, a administração de um questionário para 47 indíviduos e a realização de 13 entrevistas semiestruturadas com profissionais da indústria de software. O estudo preliminar revelou que não há instrumentos específicos para investigar a GC na indústria de software e quais processos da GC são executados com regularidade e quais processos da GC precisam ser ajustados e melhorados nas PME da indústria de software. Na segunda fase, com base nos achados do estudo preliminar foi construído um instrumento na plataforma Google Forms e este foi enviado por e-mail para mais de 300 profissionais da indústria de software. O instrumento foi respondido e validado por 68 indivíduos, trabalhadores de 36 diferentes organizações localizadas em sete diferentes estados do Brasil. Ainda na segunda fase, foi realizado um workshop do qual participaram quatro profissionais da indústria de software. Após a avaliação e refinamento chegou-se a um instrumento composto por 46 questões, distribuídas nas seguintes dimensões: processo de criação, processo de recuperação, compartilhamento de informações, utilização das informações, processo de inovação e o conhecimento na indústria de software. O instrumento aqui concebido é voltado para gerentes de equipes de desenvolvimento de software, líderes e gestores fornecendo à eles uma visão geral a respeito da percepção dos indivíduos em relação aos processos da GC executados na organização ou equipes.
Palavras-chave: percepção da GC
questionário
processos da GC
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1080
Data do documento: 24-Nov-2017
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELI PINTO.pdfDissertação3.12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.