EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10794
Tipo: Artigo de Evento
Título: MODOS DE APRESENTAÇÃO DE AFRODITE NO CINEMA
Autor(es): Ferreira, Gabriela Mion
Garcia, Lucas França
Socolovithc, Thiara Lety Soares Stivari
Resumo: As estruturas mitológicas são costumeiramente empregadas no cinema e produções midiáticas. Ao longo das décadas, o sistema de produção Hollywoodiano criou e difundiu “mitos”, figuras que se tornaram icônicas para sua geração. Nesse sentido o trabalho analisa os modelos arquetípicos do mito de Afrodite em personagens femininas em um compilado de filmes: “Torrentes de Paixão” (1953) dirigido por Henry Hathaway, “Os Homens preferem as loiras” (1953) de Howard Hawks, “Cleópatra” (1963) de Joseph L. Mankiewicz, “Barbarella” (1968) de Roger Vadim, “Moulin Rouge - Amor em Vermelho” (2001) de Baz Luhrmann. A metodologia aplicada é da mitocrítica de Durand a fim de compreender como essas produções manifestam o mito na mídia. espera-se obter uma visão mais profunda das fórmulas visuais e das estruturas narrativas usadas para evocar o mito de Afrodite. O trabalho permite uma compreensão mais aprofundada do impacto cultural e simbólico que essa figura mítica possui na construção de ideais de beleza e feminilidade na sociedade.
Palavras-chave: Afrodite
Cinema
Mitocrítica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10794
Data do documento: 13-Dez-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
683428.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)471.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.