Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10794
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | MODOS DE APRESENTAÇÃO DE AFRODITE NO CINEMA |
Autor(es): | Ferreira, Gabriela Mion Garcia, Lucas França Socolovithc, Thiara Lety Soares Stivari |
Resumo: | As estruturas mitológicas são costumeiramente empregadas no cinema e produções midiáticas. Ao longo das décadas, o sistema de produção Hollywoodiano criou e difundiu “mitos”, figuras que se tornaram icônicas para sua geração. Nesse sentido o trabalho analisa os modelos arquetípicos do mito de Afrodite em personagens femininas em um compilado de filmes: “Torrentes de Paixão” (1953) dirigido por Henry Hathaway, “Os Homens preferem as loiras” (1953) de Howard Hawks, “Cleópatra” (1963) de Joseph L. Mankiewicz, “Barbarella” (1968) de Roger Vadim, “Moulin Rouge - Amor em Vermelho” (2001) de Baz Luhrmann. A metodologia aplicada é da mitocrítica de Durand a fim de compreender como essas produções manifestam o mito na mídia. espera-se obter uma visão mais profunda das fórmulas visuais e das estruturas narrativas usadas para evocar o mito de Afrodite. O trabalho permite uma compreensão mais aprofundada do impacto cultural e simbólico que essa figura mítica possui na construção de ideais de beleza e feminilidade na sociedade. |
Palavras-chave: | Afrodite Cinema Mitocrítica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10794 |
Data do documento: | 13-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
683428.pdf | Trabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023) | 471.25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.