Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10764
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | LÚDICO: CAMINHO PARA A ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Autor(es): | Alves, Luiza Previato, Marcia |
Resumo: | O objetivo da pesquisa é analisar todo o processo de alfabetização e letramento e analisar sobre as práticas pedagógicas baseados no lúdico e como que o lúdico pode ser trabalhado de forma certa e objetiva dentro de todo o processo de alfabetização, já que a criança precisa passar por diversas etapas dentro da alfabetização, para que assim a pesquisa passa se tornar alfabética, é importante mencionar os níveis que através da alfabetização, surge a capacidade do indivíduo de codificar e decodificar uma língua. Emilia Ferreira, em seu livro psicogênese da língua escrita, aborda que toda criança passa por quatro níveis de alfabetização. São eles: Silábico;Alfabético e alfabético, com isso é necessário que o professor pedagogo esteja apto para trabalhar a alfabetização e consequentemente o letramento de forma lúdica e com recursos, pois atualmente não basta apenas ler e escrever, é necessário que a leitura e a escrita permeiam a vida do aluno em suas práticas sociais. Dessa forma, todo o professor necessita conhecer o processo evolutivo de cada criança, pois se faz importante o docente avaliar a criança através de seus próprios erros, para que assim os indivíduos consigam refletir, haja vista que, o processo de alfabetização, tem como intuito desenvolver e fazer o uso dessas habilidades, tornando as críticas e pertencentes a uma sociedade letrada. Considera-se que o lúdico é um aliado na tarefa de alfabetizar, conforme o educador Paulo Freire, ´´O presente trabalho trata as práticas educativas( métodos de ensino) da leitura e da escrita através do lúdico´´, ou seja, mostra que pode-se utilizar-se do lúdico na alfabetização, observando a importância da criança que brinca.Portanto,Portanto é importante enfatizar que a pesquisa é de cunho bibliográfico e que pretende analisar os diferentes meios que se tornam elementos facilitadores a fim de ajudar no processo de ler e escrever. |
Palavras-chave: | Alfabetização Docente Lúdico |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10764 |
Data do documento: | 12-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
683490.pdf | Trabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023) | 179.59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.