Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10760
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | LIÇÕES DAS INSTITUIÇÕES MEDIEVAIS AO ENSINO SUPERIOR CONTEMPORÂNEO |
Autor(es): | Machado, Roberson Vieira Oliveira, Terezinha |
Resumo: | A “Universidade” tem mais de 800 anos, tendo surgido, portanto, na chamada “Idade Média”. Neste sentido, é importante compreender as práticas das primeiras instituições de ensino superior, bem como o contexto em que eram aplicadas e, consequentemente, analisar o que ainda permanece ou que poderia somar ao ensino superior contemporâneo. O objetivo deste trabalho é resgatar alguns marcos históricos da Idade Média que se entrelaçam à história da educação superior e às regras e documentos que buscaram organizar estas instituições, minimamente como as conhecemos hoje. A partir disso, serão apresentados alguns preceitos das universidades medievais de modo que permitam refletir sobre o papel do professor universitário nas instituições de ensino superior contemporâneas. |
Palavras-chave: | Cristianismo Educação Papel do professor Regras |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10760 |
Data do documento: | 12-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
681205.pdf | Trabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023) | 202.9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.