01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1074
Tipo: Dissertação
Título: Geração de conhecimento no processo de internacionalização de pequenas e médias empresas de software no Paraná e na Comunidad Valenciana
Autor(es): GAZQUEZ, Alessandra Herranz
Primeiro Orientador: MACHADO, Hilka Pelizza Vier
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar a geração de conhecimento no processo de internacionalização de pequenas e médias empresas de software do Paraná e da Comunidad Valenciana. Para isso foram abordadas a experiência de internacionalização das empresas, a geração de conhecimento e os tipos de conhecimentos adquiridos através da experiência internacional. Para alcançar este objetivo, a pesquisa foi conduzida pelo método de estudo de caso com três empresas brasileiras e duas espanholas. A análise dos diferentes modelos e teorias de internacionalização, juntamente com os resultados obtidos na pesquisa empírica, permite constatar que o processo de internacionalização das empresas se deu em grande parte por oportunidades emergentes para abordar outros países. Para estas empresas, mesmo sendo pequenas, adquirir informações mostrou-se simples devido ao uso das tecnologias disponíveis. As principais práticas identificadas para a captura do conhecimento foram missões, redes de contato e pesquisas na internet. A internacionalização proporciona a aquisição de conhecimentos de cultura, administrativo, legal e de mercado. O conhecimento conquistado no mercado externo é referenciado como principal resultado na internacionalização das empresas de software.
Palavras-chave: Internacionalização
conhecimento
software
pequena empresa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1074
Data do documento: 30-Dez-2017
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALESSANDRA HERRANZ GAZQUEZ.pdfDissertação1.68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.