Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10723
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | IMPORTÂNCIA DAS EMOÇÕES NA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM NEUROPSICOPEDAGÓGICA |
Autor(es): | Martins, Jessica Lays Caprera Junior, Carlos José Viana |
Resumo: | Globalmente, a neuropsicopedagogia é uma área interdisciplinar que integra conhecimentos da neurociência, psicologia e pedagogia para compreender como o cérebro aprende e desenvolve habilidades cognitivas, emocionais e sociais. No Brasil a neuropsicopedagogia vem percorrendo a trilha da aceitação e de sua integração ao cenário educacional. Nesse contexto levanta-se o seguinte problema de pesquisa: Qual é a relação entre as emoções e o aprendizado, do ponto de vista neuropsicopedagógico? Observa-se uma lacuna no conhecimento sobre como os sentimentos afetam a aprendizagem. Docentes ainda revelam insegurança em incorporá-las na sala de aula. Essa pesquisa tem como objetivo principal, avaliar e tratar dificuldades de aprendizagem e comportamento. Os objetivos específicos são: 1. Descrever como as emoções são consideradas adaptativas e como podem influenciar o comportamento. 2. Analisar como as emoções podem afetar o desempenho acadêmico dos alunos. Como metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa e critérios de inclusão e exclusão. As duas hipóteses testadas foram:1. Emoções adaptativas podem afetar a estudo de forma positiva, promovendo motivação e atenção. 2. Sentimentos negativos podem afetar o conhecimento de forma contraproducente, prejudicando atenção, memória e tomada de decisão. Os resultados apontaram que as emoções podem afetar a sapiência de forma positiva ou negativa. É importante que professores e responsáveis educacionais compreendam como os afetos funcionam e como elas podem influenciar o comportamento dos alunos. O estudo contribui para a melhoria da educação, pois a identificação e o tratamento de problemas emocionais podem ajudar a prevenir dificuldades de aprendizagem e melhorar o desempenho acadêmico. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento Cognitivo Educação integral Inteligência emocional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10723 |
Data do documento: | 6-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
690095.pdf | Trabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023) | 162.91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.