EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10723
Tipo: Artigo de Evento
Título: IMPORTÂNCIA DAS EMOÇÕES NA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM NEUROPSICOPEDAGÓGICA
Autor(es): Martins, Jessica Lays Caprera
Junior, Carlos José Viana
Resumo: Globalmente, a neuropsicopedagogia é uma área interdisciplinar que integra conhecimentos da neurociência, psicologia e pedagogia para compreender como o cérebro aprende e desenvolve habilidades cognitivas, emocionais e sociais. No Brasil a neuropsicopedagogia vem percorrendo a trilha da aceitação e de sua integração ao cenário educacional. Nesse contexto levanta-se o seguinte problema de pesquisa: Qual é a relação entre as emoções e o aprendizado, do ponto de vista neuropsicopedagógico? Observa-se uma lacuna no conhecimento sobre como os sentimentos afetam a aprendizagem. Docentes ainda revelam insegurança em incorporá-las na sala de aula. Essa pesquisa tem como objetivo principal, avaliar e tratar dificuldades de aprendizagem e comportamento. Os objetivos específicos são: 1. Descrever como as emoções são consideradas adaptativas e como podem influenciar o comportamento. 2. Analisar como as emoções podem afetar o desempenho acadêmico dos alunos. Como metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa e critérios de inclusão e exclusão. As duas hipóteses testadas foram:1. Emoções adaptativas podem afetar a estudo de forma positiva, promovendo motivação e atenção. 2. Sentimentos negativos podem afetar o conhecimento de forma contraproducente, prejudicando atenção, memória e tomada de decisão. Os resultados apontaram que as emoções podem afetar a sapiência de forma positiva ou negativa. É importante que professores e responsáveis educacionais compreendam como os afetos funcionam e como elas podem influenciar o comportamento dos alunos. O estudo contribui para a melhoria da educação, pois a identificação e o tratamento de problemas emocionais podem ajudar a prevenir dificuldades de aprendizagem e melhorar o desempenho acadêmico.
Palavras-chave: Desenvolvimento Cognitivo
Educação integral
Inteligência emocional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10723
Data do documento: 6-Dez-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
690095.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)162.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.