EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1072
Tipo: Artigo de Evento
Título: CORRELAÇÕES ESPACIAIS ENTRE CONDUVIDADE HIDRAULICA E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA EM UM NITOSSOLO
Autor(es): HARA, Anderson Takashi
DOMINGUES, João Vitor da Silva
PEREIRA, Renata Cristiane
SANTOS, Fernando André da Silva
BORTOLUZZI, Daniela D'Orazio
Abstract: O objetivo do trabalho de pesquisa foi avaliar a condutividade hidráulica (K0) através da umidade do solo, as avaliações foram realizadas por meio da técnica de TDR (Time Domain Reflectometry). O trabalho de campo foi realizado na área experimental do Centro Técnico de Irrigação, o trabalho de pesquisa foi conduzido em um solo identificado como NITOSSOLO vermelho distroférrico cultivado com Brachiaria decumbens. Adotou-se um domínio correspondente ao campo experimental de cultivo agrícola, onde foi estabelecida uma malha com 89 pontos experimentais, nos quais foram instaladas 136 sondas. As variáveis condutividade hidráulica e crescimento do sistema radicular, foram estudadas e tratadas com técnicas estatísticas e geoestatisticas, buscou-se a compreensão dos valores referentes as interrelações entre as variáveis, objetivando-se a hipótese da existência de correlações lineares. Os resultados obtidos corroboram para a compreensão da correlação entre as variáveis, a condutividade hidráulica saturada apresenta estrutura de dependência espacial, e esta pode ser modificada pelo sistema radicular da cultura ao longo do crescimento.
Palavras-chave: Constante Dielétrica
TDR
Umidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1072
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79660.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)265.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.