EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10717
Tipo: Artigo de Evento
Título: IMPACTOS PSICOLÓGICOS EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM NEOPLASIA MALIGNA E SEUS FAMILIARES: REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(es): Zagoi, Anallice Rodrigues Messias
Anna, Julia Baldin Sant
Pires, Graziele Adrieli Rodrigues
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar na literatura disponível os impactos psicológicos gerados em crianças diagnosticadas com neoplasia maligna e em seus familiares. Como estratégia metodológica empregou-se a revisão integrativa, a partir de artigos publicados entre 2019 a 2023, nas bases de dados Literatura Internacional em Ciências da Saúde (PUBMED) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Como descritores extraídos do Medical Subject Headings (Mesh): “Psychological distress”, “Pediatrics” e “Neoplasms”, incorporados pelo conector booleano “AND”. Na seleção das obras foi utilizado o protocolo para revisões sistemáticas PRISMA Flow Diagram. Para organização dos resultados e análise, foi elaborada uma planilha no software Microsoft Excel contendo: identificação, título, ano de publicação, periódico, objetivo, metodologia do estudo, principais resultados e conclusão. A amostra final foi composta por 11 artigos. Os resultados preliminares demonstram que o tratamento quimioterápico, os procedimentos a que os pacientes são submetidos e todo o estresse que envolve a internação e a mudança do estilo de vida, acabam por gerar impactos psicológicos tanto da criança, quanto de sua família. Conclui-se que os profissionais devem estar capacitados para implantar um olhar mais aprofundado para estes pacientes e suas famílias, visando reduzir o estresse p
Palavras-chave: Neoplasms
Pediatrics
Psychological distress
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10717
Data do documento: 6-Dez-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
683354.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)230.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.