EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10713
Tipo: Artigo de Evento
Título: IMPACTOS DA SÍNDROME PÓS-COVID-19 EM PRATICANTES DE TREINAMENTO RESISTIDO E ENDURANCE
Autor(es): Da Cruz, Henrique Cian
Branco, Braulio Henrique Magnani
Resumo: números estudos foram se desenvolvendo a partir da pandemia de COVID-19, com crescente número de dados científicos reforçando os efeitos prolongados da doença, que perduram, muitas vezes, por meses, sendo estabelecida, então, a Síndrome Pós-Covid-19, que estão relacionadas com as sequelas tardias da infecção. Os principais sintomas persistentes relatados por pacientes que enfrentam essa síndrome são relacionados ao sistema respiratório, cardiovascular, musculoesquelético, gastrointestinal e neurológico. Acredita-se, ainda, que uma população específica que pode ter sido grandemente prejudicada pelas sequelas da COVID-19: os praticantes de esportes físicos. A partir disso, busca-se verificar possíveis complicações causadas pelo SARS-CoV-2 em indivíduos que praticam regularmente exercícios físicos, via aplicação de um questionário estruturado em ambiente on-line, contendo perguntas sobre informações epidemiológicas, com realce ao esporte praticado (tipo de esporte, frequência semanal, histórico no esporte, mudança de desempenho após COVID-19, dentre outros). O questionário será divulgado por mídias sociais, utilizando o Google Formulários. A amostra de participantes não será limitada e serão descartados aqueles menores de 18 e os maiores de 59 anos. A partir do presente estudo intenciona-se conhecer o perfil epidemiológico dos atletas que sofrem ou sofreram de síndrome pós-COVID-19 e estabelecer possíveis comparações entre praticantes de treinos pouco aeróbios e praticantes de treinos muito aeróbios. Estima-se que o estudo em questão traga à tona informações mais estreitas no que tange à síndrome pós-COVID-19 e suas decorrências em praticantes de esportes físicos, podendo, a partir disso, estabelecer melhores intervenções diante da prática esportiva, com qualidade de recuperação mais evoluída.
Palavras-chave: Atletas
Covid-19 Longa
Lesões Esportivas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10713
Data do documento: 6-Dez-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
678875.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)218.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.