EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1071
Tipo: Artigo
Título: CONTRIBUIÇÃO DOS ÓXIDOS DE MANGANÊS PARA A CTC DO SOLO
Autor(es): ROSSI, Neuzilene das Graças
CAVALCANTE, Raphaela Mulato
CANTON, Leila Cristina
FIGUEIREDO, Rodolfo
SOUZA JUNIOR, Ivan Granemann de
COSTA, Antonio Carlos Saraiva da
Abstract: O objetivo do presente estudo foi verificar a correlação entre o teor de Mn e valores de CTC do solo, analisando os dados obtidos no trabalho do Carvalho Filho et al. (2011). O trabalho apresenta solos desenvolvidos de diferentes materiais de origem, apontando distintos teores de CTC, Mn e Carbono orgânico (C). Foi possível dividir estes solos em dois grupos: solos que apresentam alto teor de Mn e solos com baixo teor de Mn. Na fração terra fina os teores de Mn foram determinados pelo ataque sulfúrico (Mnas) e ataque triácido (Mnta). Na fração argila foram realizadas extrações com ditionito-citrato-bicarbonato de sódio: 1ª extração (Mnd1) e total (Mndt), e extrações com oxalato ácido de amônio (Mnoa). Os dados obtidos nas diferentes determinações foram submetidos a teste de correlação e Stepwise com auxílio do pacote estatístico SAS. Os solos com os maiores teores de Mn apresentaram correlação positiva com a CTC do solo (r=0,98, p<0,1), onde o Mn extraído pelo ditionito (Mndt) contribuiu com um r=0,72 e o C com um r= 0,25. Já para os solos com baixo teor de Mn não houve correlação com a CTC, porém apresentou correlação positiva com o teor de C no solo (r=0,90, p<0,1). O grupo que apresenta altos teores de Mn no solo ressalta a importância destes minerais, já que estes possuem capacidade de conferir CTC aos solos. Porém a necessidade de mais estudos para se definir qual o teor de Mn no solo que faz dele um atributo capaz de fornecer CTC.
Palavras-chave: Carbono orgânico
métodos de extrações
minerais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1071
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79705.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)189.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.