EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10709
Tipo: Artigo de Evento
Título: IMPACTO DO RACISMO INSTITUCIONAL NA SAÚDE DE MULHERES NEGRAS: UMA ANÁLISE SOBRE GENERO E RAÇA EM MARINGÁ-PR
Autor(es): De Souza, Milena Vieira
Santos, Gabriela Hortelã
De Oliveira, Victoria Rocha Jesus
De Jorge, Bianca Stefany Dias
Da Silva, Tânia Maria Gomes
Resumo: Embora no Brasil sejam realizados estudos importantes sobre saúde das mulheres, acredita-se que tem se dado pouca atenção aos impactos do racismo sobre a saúde de mulheres negras. Trata-se de uma discussão importante, considerando-se que racismo e sexismo são elementos que estruturam a sociedade brasileira. O objetivo deste estudo é analisar os impactos do racismo institucional sobre a saúde de mulheres negras. Teoricamente o estudo se valerá dos estudos feministas e de gênero na perspectiva dos estudos interseccionais. Será adotada a abordagem metodológica descritiva-qualitativa. A coleta de dados se fará por meio de entrevistas semiestruturadas, envolvendo cinco mulheres negras que frequentam o Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques, em Maringá-PR. As entrevistas serão individuais, gravadas e versarão sobre racismo, discriminação e preconceito. Posteriormente, serão transcritas na íntegras e interpretadas com o método da análise de conteúdo. Espera-se que o presente estudo contribua para que as narrativas femininas sejam mais utilizadas nos estudos da área da saúde de modo a darem suporte para um melhor entendimento sobre o processo saúde e adoecimento na perspectiva de gênero e raça.
Palavras-chave: Gênero
Racismo
Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10709
Data do documento: 6-Dez-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
679134.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)175.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.