EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10704
Tipo: Artigo de Evento
Título: IMPACTO DAS PROPRIEDADES DO SOLO NO SURGIMENTO DE RECALQUE ESTRUTURAL
Autor(es): Padilha, Vinícius do Amaral
Da Silva, Judson Ricardo Ribeiro
Resumo: Em obras de menor porte ainda é comum que o solo não receba a devida atenção que merece, sendo que ela é a principal base da nossa edificação, porém, é também a principal causa de patologias. Deste modo, o estudo aprofundado das características e propriedades do solo é fundamental para a construção de uma edificação. Dessa forma, o objetivo da presente pesquisa é coletar informações teóricas e resultados de ensaios técnicos essenciais para que possamos tomar as melhores decisões quanto ao alinhamento de um projeto. Ter o conhecimento do solo presente no terreno e na região onde este será executado, é essencial para que possamos definir o tipo de fundação a ser utilizada ou até mesmo se o solo em questão é adequado para suportar a edificação. Com o acesso a esse leque de informações, podemos inviabilizar maiores danos causados pelo surgimento de recalques estruturais graves que podem comprometer a vida útil da edificação. Através de revisão bibliográfica sobre recalque por meio de livros, artigos e relatórios, bem como ensaios técnicos com amostras de solo da região da cidade de Maringá-PR, será discorrido sobre as propriedades do solo de interesse para prevenir o surgimento de recalque estrutural, assim como as causas e os tipos desta patologia e a partir dos resultados obtidos, uma avaliação da condição do solo da região. Espera-se, com este resultado, colaborar com informações valiosas para a área da construção civil na região de Maringá-PR, podendo ser útil para outros profissionais ou estudantes da área, assim como a conscientização referente à importância do estudo do solo para adequação de projeto.
Palavras-chave: Ciências do solo
Maringá
Patologia
Solo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10704
Data do documento: 6-Dez-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
683663.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)428.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.