Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10686| Tipo: | Artigo de Evento |
| Título: | HABILIDADES SOCIEMOCIONAIS NA ESCOLA: UMA FERRAMENTA DE PREVENÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PROTEÇÃO |
| Autor(es): | Levitszki, Karine Antunes Maggione, Laureane Cristina de Castro Iliuk, Jeane Patrícia dos Santos Bet, Camila Delisnki |
| Resumo: | A pesquisa em questão investiga a alfabetização emocional de crianças entre 8 e 10 anos, matriculadas em escolas públicas e privadas de Ponta Grossa, PR. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica e estudo de campo. A pesquisa bibliográfica visa embasar o estudo com literatura relevante, enquanto o estudo de campo ocorre em escolas selecionadas com critérios específicos. No estudo de campo, as instituições selecionadas determinarão as turmas participantes após uma avaliação prévia das crianças em relação às emoções básicas. Uma intervenção psicoeducacional será conduzida através de ferramenta lúdica, seguida pelo preenchimento de calendários coloridos pelos participantes para expressar suas emoções, legendados com uma cor correspondente para cada emoção (raiva/vermelho, medo/roxo, tristeza/azul, alegria/amarelo, nojo/verde) e entrevistas com educadores também serão realizadas para coletar perspectivas qualitativas. Após o encerramento do monitoramento das crianças pelo tempo estabelecido, os dados serão analisados e apresentados em forma de estatísticas, serão avaliados os progressos no reconhecimento das emoções através do hábito da auto inspeção, entretanto dada a subjetividade de cada um, a pesquisa não levará em consideração as motivações de cada criança ao declarar cada emoção sentida. A privacidade e confidencialidade dos dados serão protegidas conforme a Lei n.º 13.709/18, abrangendo informações pessoais das crianças, detalhes das instituições e identidades dos profissionais. O propósito final é obter resultados concretos para informar práticas educacionais sobre alfabetização emocional, facilitando interações mais eficazes entre instituições de ensino e alunos no manejo das emoções, em prol da saúde mental e integridade infantil. |
| Palavras-chave: | Psicologia da Criança Psicologia do Desenvolvimento Psicologia Educacional |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
| Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10686 |
| Data do documento: | 4-Dez-2024 |
| Aparece nas coleções: | XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 679276.pdf | Trabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023) | 214.62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

