Eventos de Iniciação Científica Encontro Internacional de Produção Científica - EPCC XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10672
Tipo: Artigo de Evento
Título: FOTOBIOMODULAÇÃO COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR NOS SINTOMAS DA FIBROMIALGIA
Autor(es): De Moura, Giovana Mioto
Ferri, Francieli Cristina de Souza
Da Fonseca, Stéphane Raquel Almeida Velande
Garcia, Lucas França
De Oliveira, Leonardo Pestillo
Resumo: A dor musculoesquelética é uma situação incômoda que tem o potencial de interferir na qualidade de vida de um indivíduo. Representa um dos principais sintomas da fibromialgia (FM). O objetivo deste estudo é elucidar os resultados da terapia a laser de baixa potência e da irradiação sanguínea com laser intravascular (ILIB) na intensidade da dor e outros sintomas em indivíduos com fibromialgia, por meio de uma revisão abrangente da literatura utilizando os bancos de dados Pubmed, Scielo, Medline e Google Scholar. Observando em estudo de caso, randomizado simples e duplo cego que, o laser irradiação intravenosa com laser sanguíneo (ILIB) tem sido empregado como uma modalidade para controlar a dor associada a FM, resultando na menor intesidade da dor, na fadiga e rigidez. No entanto, ainda há uma escassez de evidências definitivas sobre a eficácia da fotobiomodulaçao e ILIB no tratamento da firbomialgia.
Palavras-chave: Dor crônica
Fototerapia
Terapia a laser
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10672
Data do documento: 4-Dez-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
683278.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)294.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.