EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1067
Tipo: Artigo de Evento
Título: COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE PIRÃO ELABORADO A PARTIR DO CONCENTRADO PROTEICO DE DIFERENTES ESPÉCIES DE PEIXES
Autor(es): ALDA, Paola Casagrande
SOUZA, Maria Luiza Rodrigues de
MANTOVANI, Laís Santana Celestino
BRONHARO, Bruna Albino
GASPARINO, Eliane
Abstract: O objetivo do presente estudo foi desenvolver e caracterizar pirão de peixe com níveis de inclusão de concentrado proteico desenvolvido a partir de resíduos do beneficiamento de três espécies de peixe (tilápia, atum e sardinha). Foi realizado um delineamento inteiramente casualizado, num esquema fatorial 3x2, com testemunha (controle 0%), sendo três espécies (atum, sardinha e tilápia) e dois níveis (5% e 10%) para avaliar a composição centesimal dos pirões. Para proteína (9,52% a 17,23%) e cinzas (4,61% a 7,50%) a inclusão do concentrado proteico apresentou diferença significativa quando comparado como o tratamento controle (5,99% e 3,49%, respectivamente). O valor calórico não diferiu apenas para tratamento com 10% de atum (347,62 kcal/kg), enquanto para lipídeos (10%=1,31%) diferiu somente para este mesmo tratamento em relação ao controle (0%). Quando avaliado os níveis dentro das espécies, a proteína e lipídeos diferiram significativamente, sendo o pirão com atum o que apresentou maior teor de proteína e lipídeos. Para espécies dentro de níveis, a umidade foi superior no nível de 5% e neste mesmo nível, inferior para proteína. Houve interação para cinzas e valor calórico, onde o pirão com 10% de tilápia apresentou maior teor de cinzas e o valor calórico foi superior para pirão com atum, independente do nível de inclusão. Portanto, a inclusão de concentrado proteico de peixe em pirão, proporciona aumento no valor nutricional (proteína e cinzas), sendo que reduz o valor calórico, exceto para 10% de inclusão de atum, sendo neste que também proporciona maior teor de lipídeos no pirão.
Palavras-chave: Concentrado proteico de peixe
pirão de peixe
farinha de peixe
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1067
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80206.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)189.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.