Eventos de Iniciação Científica Encontro Internacional de Produção Científica - EPCC XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10617
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTADO CLÍNICO E COMPORTAMENTAL DE SAÚDE BUCAL EM JOGARES DE VÔLEI E FUTEBOL: UM ESTUDO TRANSVERSAL
Autor(es): Vieira, Clara Baumel
Hilgemberg, Victoria Mendes
De Souza, Jullian Josnei
Mecca, Leomar Emanuel Almeida
Resumo: Neste estudo foi avalido os hábitos de higiene bucal, as condições de saúde bucal e a percepção sobre a influência das condições de saúde bucal no desempenho físico de jovens e atletas profissionais de vôlei e futebol. Um total de 96 atletas do sexo masculino participaram: 48 jogadores de vôlei; e 48 jogadores de futebol. Foi realizado uma análise da higiene bucal e da condição de saúde bucal (escovação de dentes diária, uso do fio dental, enxaguante bucal, placa dentária, tratamento ortodôntico, trauma dentário/facial, disfunção temporomandibular, má oclusão e percepção dos atletas sobre a influência das condições de saúde bucal no desempenho físico. Foram feitas comparações entre os atletas jovens e profissionais para cada esporte (voleibol e futebol). De acordo com cada variável, aplicamos os testes Chi-square, Fisher's Exact e Mann-Whitney. Para atletas de futebol, foi encontrado diferenças significativas entre jovens e profissionais para: uso do fio dental (p=0,014), tratamento ortodôntico (p=0,028), trauma dental/facial (p=0,041) e percepção dos atletas sobre saúde bucal e desempenho físico (p<0,001). Considerando a categoria (jovem e profissional), independentemente do tipo de esporte, foi encontrado diferenças significativas para a placa dentária (p = 0,04) e trauma dental/facial (p=0,005). De acordo com o esporte (voleibol e futebol), independentemente da categoria, encontraram diferenças significativas para escovação diária, trauma dentário/facial (p=0,005) e percepção dos atletas sobre saúde bucal e desempenho físico (p=0,006). Conclui-se que, os atletas pesquisados tinham boa saúde bucal e acreditavam que a saúde bucal pode influenciar o desempenho esportivo.
Palavras-chave: Saúde Bucal
Desempenho atlético
Esportes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10617
Data do documento: 3-Dez-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
683719.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)356.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.