Eventos de Iniciação Científica Encontro Internacional de Produção Científica - EPCC XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10581
Tipo: Artigo de Evento
Título: EFEITO DE ESTRESSE FÍSICO NO DESENVOLVIMENTO DE PLÂNTULAS DE AVEIA PRETA NUM LATOSSOLO AMARELO
Autor(es): Nogueira, Marina de Andrade
Galli, Giovana de Lima
Da Silva, Pedro Luan Ferreira
Stulp, Gabriel Felipe
Cagna, Camila Pereira
Tormena, Cássio Antonio
Resumo: A aveia preta (Avena strigosa Schreb.) é uma das culturas de cobertura mais utilizadas em sistemas de produção de grãos. Estudos demonstram que a aveia preta promove uma melhoria considerável na macroporosidade do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento de plântulas de aveia preta num Latossolo Amarelo arenoso sob diferentes níveis de compactação. O experimento foi conduzido em câmaras germinadoras e o delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, com cinco graus de compactação (GC), calculados utilizando a equação GC%=[(Ds/Dsref) x 100], em que Ds é a densidade do solo (Mg m-³) e Dsref é a densidade do solo de referência (Mg m-³), sendo: T1- GC=71% (Controle); T2- GC=82%; T3 – GC=88%; T4 – GC=93% e T5 – GC=99%. A parcela experimental foi composta por tubos de PVC, nos quais foram transplantadas duas plântulas pré-germinadas. Após o período de 7 dias, quantificou-se a massa fresca (MFP) e seca (MSP) da parte aérea, massa fresca (MFR) e seca (MSR) da raiz, além da altura de plântulas. As propriedades físicas do solo determinadas foram a porosidade total (PT), a macroporosidade (Ma), a microporosidade (Mi), a capacidade de campo (CC), água disponível às plantas (AD) e capacidade de campo relativa do solo (CCR). O tratamento 3 (GC=88%) proporcionou maior produção de massa fresca da raiz, o qual diferiu do tratamento 4 (GC=93%), ou seja, houve uma redução de 21,71%. Os valores de CCR indicam que apenas a partir da densidade de 1,7 Mg m-3 (T4) ocorre o excesso de armazenamento de água no solo, podendo impactar na falta de aeração do solo para as raízes das plantas.
Palavras-chave: Densidade do solo
Massa fresca da raiz
Qualidade estrutural
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10581
Data do documento: 2-Dez-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
683906.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)189.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.