EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1058
Tipo: Artigo de Evento
Título: CARACTERIZAÇÃO DA SENSITIVIDADE DE ISOLADOS DE DRECHSLERA TRITICI-REPENTIS A TEBUCONAZOLE
Autor(es): BARATEIRO, João Vitor Ganem Rillo Paz
GAROZI, Renato
ANGELOTTI, Priscila
GABRIEL, Lorrant Cavanha
TESSMANN, Dauri José
Abstract: O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a sensitividade in vitro de isolados de Drechslera tritici-repentis de diferentes regiões do estado do Paraná à molécula de fungicida tebuconazole. Os isolados foram obtidos de lavouras de trigo com sintomas de mancha-amarela e mantidos em placas de Petri. O experimento foi conduzido no delineamento inteiramente casualizado (DIC). O fungicida utilizado neste estudo apresenta formulação do tipo concentrado emulsionável (EC), contendo 200 gramas por litro (21,3%) de ingrediente ativo tebuconazole. Para a avaliação do fungicida sobre o crescimento micelial foi utilizada a solubilização do produto químico em água autoclavada e, posteriormente, adicionado ao meio BDA fundente, obtendo-se os substratos nas concentrações de 0,1, 1, 10, 50 e 100 ppm (partes por milhão) de ingrediente ativo. No centro de cada placa foi colocado um disco de 0,4 centímetros com micélio dos isolados crescidos em meio BDA. As testemunhas consistiram de discos de micélio colocados em meio BDA sem o fungicida. Após um período de sete dias em B.O.D. mediu-se o diâmetro médio, em centímetros, das colônias nos tratamentos com fungicida e a testemunha, a fim de obter os dados para a análise. Por meio da análise dos resultados foi possível caracterizar diferenças de sensibilidade entre os isolados em relação à dose de fungicida em que foram submetidos. Espera-se, com os resultados da pesquisa, colaborar com o desenvolvimento de estratégias de controle químico da mancha-amarela do trigo a campo.
Palavras-chave: Drechslera tritici-repentis
Fungicida
Sensitividade in vitro
Tebuconazol
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1058
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80127.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)185.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.