Eventos de Iniciação Científica Encontro Internacional de Produção Científica - EPCC XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10570
Tipo: Artigo de Evento
Título: EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE PRÁTICAS E DESAFIOS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Autor(es): Loiola, Ane Ellen da Costa Sousa
Sousa, Anayllen da Costa
Resumo: A educação inclusiva é um tema importante na atualidade, pois busca garantir que todos os alunos, independentemente das suas diferenças e necessidades especiais, tenham acesso a uma educação de qualidade. O problema abordado nesta revisão é a falta de diretrizes claras e efetivas para a implementação da educação inclusiva em diversas escolas. Isso dificulta a promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos, resultando em exclusão e limitações no desenvolvimento educacional e social dos estudantes com necessidades especiais. O objetivo desta revisão é analisar as práticas educacionais utilizadas na inclusão de alunos com necessidades especiais e identificar os principais desafios enfrentados pelas instituições de ensino. A metodologia utilizada foi a revisão de artigos científicos, relatórios governamentais e livros que abordam o tema da educação inclusiva. É fundamental promover a sensibilização e o respeito à diversidade entre todos os alunos e profissionais da escola. Os desafios identificados incluem a falta de preparo dos docentes para lidar com as necessidades específicas dos alunos, a falta de recursos e infraestrutura adequados, a resistência por parte de alguns professores e a falta de apoio familiar. Portanto, conclui-se que a implementação da educação inclusiva exige um esforço conjunto de todos os envolvidos no processo educacional, incluindo escolas, professores, familiares e a sociedade como um todo. Para garantir que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades e acesso a uma educação de qualidade, é necessário enfrentar os desafios e investir em práticas pedagógicas inclusivas.
Palavras-chave: Desafios
Educação inclusiva
Práticas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10570
Data do documento: 2-Dez-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
678124.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)162.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.