Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10570| Tipo: | Artigo de Evento |
| Título: | EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE PRÁTICAS E DESAFIOS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS |
| Autor(es): | Loiola, Ane Ellen da Costa Sousa Sousa, Anayllen da Costa |
| Resumo: | A educação inclusiva é um tema importante na atualidade, pois busca garantir que todos os alunos, independentemente das suas diferenças e necessidades especiais, tenham acesso a uma educação de qualidade. O problema abordado nesta revisão é a falta de diretrizes claras e efetivas para a implementação da educação inclusiva em diversas escolas. Isso dificulta a promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos, resultando em exclusão e limitações no desenvolvimento educacional e social dos estudantes com necessidades especiais. O objetivo desta revisão é analisar as práticas educacionais utilizadas na inclusão de alunos com necessidades especiais e identificar os principais desafios enfrentados pelas instituições de ensino. A metodologia utilizada foi a revisão de artigos científicos, relatórios governamentais e livros que abordam o tema da educação inclusiva. É fundamental promover a sensibilização e o respeito à diversidade entre todos os alunos e profissionais da escola. Os desafios identificados incluem a falta de preparo dos docentes para lidar com as necessidades específicas dos alunos, a falta de recursos e infraestrutura adequados, a resistência por parte de alguns professores e a falta de apoio familiar. Portanto, conclui-se que a implementação da educação inclusiva exige um esforço conjunto de todos os envolvidos no processo educacional, incluindo escolas, professores, familiares e a sociedade como um todo. Para garantir que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades e acesso a uma educação de qualidade, é necessário enfrentar os desafios e investir em práticas pedagógicas inclusivas. |
| Palavras-chave: | Desafios Educação inclusiva Práticas |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
| Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10570 |
| Data do documento: | 2-Dez-2024 |
| Aparece nas coleções: | XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 678124.pdf | Trabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023) | 162.55 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

