EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1057
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DA SENSITIVIDADE DE ISOLADOS DE DRECHSLERA TRITICI-REPENTIS A EPOXICONAZOLE
Autor(es): GAROZI, Renato
ANGELOTTI, Priscila
GABRIEL, Lorrant Cavanha
FEKSA, R. Heraldo
TESSMANN, Dauri José
Abstract: O objetivo da pesquisa foi avaliar a sensitividade in vitro de isolados de Drechslera tritici-repentis das regiões norte e sul do estado do Paraná à molécula de fungicida epoxiconazole. Os isolados foram obtidos de plantas de lavouras de trigo com sintomas de mancha-amarela. O experimento foi conduzido no delineamento inteiramente casualizado, com três repetições, em esquema fatorial 6x15. O crescimento micelial dos isolados foi avaliado em meio de cultura de batata-dextrose-ágar suplementado com fungicida nas concentrações de 2, 5, 10, 20 e 40 ppm (partes por milhão) de ingrediente ativo. Após um período de sete dias em câmara de crescimento a 22±2ºC, no escuro, mediu-se o diâmetro médio, em centímetros, das colônias. A dose efetiva que inibe 50% do crescimento micelial (DE50) total foi estimada por análise de regressão linear. Por meio da análise dos resultados foi possível caracterizar diferenças de sensibilidade entre os isolados em relação à dose de fungicida em que foram submetidos. A variação de sensitividade ao fungicida foi de 0,91 a 2,97 ppm, e as diferenças de DE50 foram estatisticamente significativas. Espera-se, com os resultados da pesquisa, colaborar com o desenvolvimento de estratégias de controle químico da mancha-amarela do trigo a campo.
Palavras-chave: Drechslera tritici-repentis
Crescimento Micelial
Sensitividade in vitro
Trigo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1057
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80328.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)571.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.