Eventos de Iniciação Científica Encontro Internacional de Produção Científica - EPCC XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10568
Tipo: Artigo de Evento
Título: DOSAGEM DA ACETILCOLINESTERASE COMO PARÂMETRO DE INTOXICAÇÃO POR AGROTÓXICOS EM AGRICULTORES DA CIDADE DE MARIALVA/PR
Autor(es): Perocco, Laura Vitória
Perocco, Maisa Amanda
Stefano, Elizandra Aparecida Britta
Resumo: Atualmente no Brasil o uso de agrotóxicos na produção agrícola tem se elevado, com a finalidade de garantir uma excelente produção dos grãos e cereais. As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste são as que mais fazem o uso desses agroquímicos. Existem inúmeras classes dessas substâncias, sendo que os mais utilizados são os organofosforados, classe responsável por combater a grande maioria de pragas agrícolas e de causar intoxicacões quando manuseados de forma incorreta e sem o uso de equipamentos de proteção individual. Os agrotóxicos em geral inibem a função da enzima acetilcolinesterase, cuja função fisiológica é degradar o neurotransmissor acetilcolina. Quando a enzima está inibida, ocorre o acúmulo de acetilcolina na fenda sináptica resultando em intoxicação, com manifestações clínicas variadas. O objetivo da presente pesquisa é realizar a avaliação da atividade da enzima acetilcolinesterase de agricultores de cidades de Marialva/Pr, como parametro de uma possivel intoxicação causada por agrotóxicos. Além disso, obter uma devolutiva dos trabalhadores sobre o uso de equipamentos de proteção individual, realizar a conscientização dos agricultores fornecendo instruções sobre como se portar no trabalho agrícola.
Palavras-chave: Agroquímicos
Enzima
Equipamentos de proteção individual
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10568
Data do documento: 2-Dez-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
681328.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)163.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.