EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1056
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DA DENSIDADE E POROSIDADE DO SOLO EM PERFIS DE LATOSSOLO SUBMETIDOS A DIFERENTES USOS AGRÍCOLAS
Autor(es): BERTO JÚNIOR, Antônio Carlos
ARAÚJO, Marcelo Alessandro
Abstract: Dentre as principais classes de solos presentes na região de abrangência do Arenito Caiuá destacam-se os Latossolos, que geralmente ocorrem nas áreas mais altas e planas da topossequência. Conhecer a condição física do solo é uma informação muito importante para o manejo adequado da propriedade rural. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo caracterizar a densidade do solo (Ds), macroporosidade (Ma), microporosodade (Mi) e porosidade total do solo (Pt), em trincheiras sob áreas submetidas a diferentes usos. Para tanto, foram abertas seis trincheiras em um Latossolo Vermelho Distrófico, as quais foram divididas em grupos de uso atual do solo, sendo as trincheiras 1, 2 e 3 (T1, T2 e T3) - grupo das culturas perenes e, trincheiras 4, 5 e 6 (T4, T5 e T6) - grupo mandioca (cultura anual/bianual). Para determinação da Ds, Ma, Mi e Pt foram coletadas em cada trincheira, amostras indeformadas através do método do anel volumétrico, nas profundidades de 0,0-0,10 m e 0,10-0,20 m, sendo coletadas quatro amostras por trincheira e profundidade, totalizando 48 amostras. Conclui-se que a densidade do solo apresentou tendência de indicar valores menores em áreas com menor intensidade de uso agrícola (culturas perenes). Os dados de porosidade seguem o mesmo comportamento da densidade do solo. De maneira geral os resultados obtidos neste estudo indicam uma forte tendência de piora nos parâmetros físicos avaliados, numa mesma classe de solo, à medida que ocorre a mudança de grupos de cultivo, do menos invasivos (grupo culturas perenes) para grupos mais invasivos (grupo mandioca).
Palavras-chave: Arenito Caiuá
Coco anão
Qualidade física do solo
Mandioca
Grevílea
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1056
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80374.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)332.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.