Eventos de Iniciação Científica Encontro Internacional de Produção Científica - EPCC XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10555
Tipo: Artigo de Evento
Título: DIDÁTICA E AS MODALIDADES DE AVALIAÇÃO: UM ENFOQUE NA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Autor(es): Neto, oaquim Agostinho de Santiago
Mendonça, Camila Tecla Mortean
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi analisar como as modalidades de avaliação escolar tem contribuído para o processo de ensino e aprendizagem. Para tal finalidade, os objetivos específicos explorar o percurso histórico da avaliação escolar, compreender as principais modalidades de avaliação escolar e suas funções no processo de ensino e aprendizagem e investigar os aspectos didático-pedagógicos da avaliação da aprendizagem escolar. Com esse propósito foi realizada uma pesquisa bibliográfica de natureza aplicada, qualitativa e do tipo exploratória com referencial teórico e metodológico em Luckesi (2002), Hoffmann (1998); Libâneo (1994), Haydt (1993), Candau (1983), Vasconcellos (1998), dentre outros. Sendo utilizadas fontes de informações presentes em materiais já elaborados, como teses, dissertações, livros, relatórios técnicos e artigos científicos que possibilitarão uma visão mais perceptível do tema e, consequentemente, o aprimoramento do problema da pesquisa. Desta forma, a relevância dessa pesquisa consiste em discutir a importância das modalidades de avaliação escolar para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, buscando a relação deste conhecimento com a prática pedagógica. Os resultados esperados com este estudo perpassam pela compreensão de como as modalidades de avaliação escolar contribuem para o processo de ensino e aprendizagem. Espera-se, com este resultado, colaborar com o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem que se adequem às necessidades educacionais dos alunos e para a melhoria da qualidade da aprendizagem.
Palavras-chave: Aprendizagem
Avaliação escolar
Didática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10555
Data do documento: 29-Nov-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
682853.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)183.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.