EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1055
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE MANIPUEIRA NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS DE FEIJÃO CARIOCA
Autor(es): BOTASSINI, Matheus
SANCHES, Rafael Egéa
MANNIGEL, Anny Rosi
LONGHINI, Kleber Lopes
NASCIMENTO, Lucas Manoel Bida
Abstract: O Brasil é o segundo maior produtor mundial de mandioca, seu cultivo se dá principalmente para alimentação humana, devido esta planta concentrar em suas raízes, uma das principais fontes energéticas alimentares, o amido. O principal resíduo gerado durante o processamento da mandioca para produção de fécula é a manipueira, um líquido de aspecto leitoso e cor amarelo claro. Em função dos altos teores de cianeto a manipueira é considerada agressiva ao ambiente, podendo causar degradação do solo e de mananciais e também devido à sua carga orgânica (altas taxas de concentração de Nitrogênio (N) e Fósforo (P)), causa eutrofização de rios e córregos. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou avaliar o aproveitamento sustentável da manipueira na cultura do feijão como forma de fertirrigação. O feijoeiro foi submetido aplicações de 250 ml de calda de manipueira diluída em água mineral, realizados em cinco tratamentos com dez repetições, obedecendo ao seguinte protocolo de tratamento: T1= 0% de manipueira + 100% de água, T2 = 25% de manipueira + 75% de água, T3 = 50% de manipueira +50% de água, T4 = 75% de manipueira + 25% de água, T5 = 100% de manipueira + 0% de água. As aplicações foram feitas com intervalos de 10 dias, durante todo o ciclo da cultura. Constatou-se que nos primeiros estádios de crescimento do feijoeiro não houve diferenças significativas no desenvolvimento em relação às variáveis estudadas.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Efluente industrial
Fecularia de mandioca
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1055
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79415.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)187.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.