EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1054
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO DE ATRIBUTOS DE SOLO E PLANTA APÓS O CULTIVO DE SOJA EM DIFERENTES SISTEMAS DE USO E MANEJO ENVOLVENDO MILHO, GUANDU E BRAQUIÁRIA
Autor(es): MOREIRA, Wagner Henrique
LORENÇO, Felipe Formagio
BRITES, Mariana Silvesso Brites
ASSIS, Gabrielly Patricy Bezerra de
SANTOS, Milena Barbosa
Abstract: O objetivo deste trabalho é: avaliar a variação dos atributos do solo, após o cultivo da soja, em diferentes sistemas de uso e manejo de solos arenosos, encontrados no município de Nova Andradina - MS. As amostras foram coletadas em áreas contíguas, cultivadas com soja, após tratamentos em que houve cultivo com: milho (Zea mays), braquiária (Urochloa ruziziensis), guandú (Cajanus cajan), milho + brachiaria, milho + guandú, milho + guandú + brachiaria, brachiaria + guandú e pousio. Foram retiradas amostras com estrutura indeformada por meio de amostrador e cilindros para determinação da Densidade do solo (Ds) e o desenvolvimento de plantas foi avaliado através da: População final de plantas, Altura de plantas, Massa de 100 grãos, Produtividade de grãos. O cultivo de consórcios com plantas de cobertura apresenta potencial para melhorar a produtividade em solos arenosos, porém, as análises devem envolver vários atributos e suas correlações para que os resultados sejam visualizados. Além disso, já no primeiro ano é possível observar diferenças, contudo é interessante que o projeto seja conduzido por mais tempo para possibilitar melhor interpretação da variação dos atributos do solo e das plantas.
Palavras-chave: densidade do solo
produtividade
massa de 100 grãos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1054
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79511.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)228.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.