Eventos de Iniciação Científica Encontro Internacional de Produção Científica - EPCC XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10539
Tipo: Artigo de Evento
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIDÁTICO NA TEMÁTICA DE ROCHAS METAMÓRFICAS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA
Autor(es): Santarelli, Camila Aparecida Santana
Padilha, Mateus Deodato
Gonçalves, Samuelzinho Castro
Benedito, Vinicius Lourenço
Fernandes, Mariana Alher
Resumo: O emprego de jogos didáticos colabora no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, auxiliando não apenas na evolução do conhecimento mas também estimulando a comunicação, criatividade e trabalho em equipe. Nesse sentido, o presente trabalho tem como finalidade apresentar os procedimentos adotados para elaboração de um jogo didático sobre rochas metamórficas assim como mostrar resultados da avaliação realizado durante um evento para exposição desse trabalho. O jogo didático foi desenvolvido no formato de jogo da memória contendo 32 cartas, ou seja, 16 pares de rochas metamórficas. Cada par de cartas contém informações de um tipo de rocha metamórfica como imagem e nome da rocha, protólito, composição mineralógica, características físicas, ocorrência e uso. O nome escolhido do jogo foi Hora de Metamorfar, sendo estabelecido um número de 2 a 4 jogadores por partida e o jogador vencedor é aquele que formar o maior número de pares de cartas. Além disso, também ficou definido que o público alvo desse jogo seriam pessoas de qualquer faixa etária e sem conhecimento prévio do assunto. Durante a exposição, os participantes avaliaram alguns aspectos do jogo respondendo um questionário on-line após concluir uma partida. De acordo com as respostas do questionário, todos os participantes atribuiram nota máxima para questões como utilizar a ferramenta (jogo didático) durante a aula, aprender algo novo com o conteúdo desse jogo e ainda, jogar novamente. Dessa maneira, conclui-se que o emprego de jogos didáticos pode auxiliar no aprendizado de conteúdos da Geologia de Engenharia de modo fácil, leve, rápido e lúdico.
Palavras-chave: Engenharia Civil
Gamificação
Jogo da memória
Jogo educativo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10539
Data do documento: 27-Nov-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
683714.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)403.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.