Eventos de Iniciação Científica Encontro Internacional de Produção Científica - EPCC XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10526
Tipo: Artigo de Evento
Título: DECOLONIAL, INTEGRAL E INCLUSIVA: PENSAMENTO DECOLONIAL E MISSÃO INTEGRAL, UMA PRÁXIS MAIS INCLUSIVA PARA AS QUESTÕES DE GÊNERO
Autor(es): De Oliveira, Ana Paula de Paula
De Lima, Eduardo Sales
Resumo: O presente estudo aborda as reflexões sobre gênero e sexualidade na sociedade contemporânea, destacando os avanços na participação das mulheres no espaço público, mas também a persistência de visões masculinas dominantes no discurso religioso tradicional. Surge a Missão Integral como um movimento que busca repensar a missão cristã de forma contextual e inclusiva, e o pensamento decolonial como uma abordagem crítica que busca libertar-se das amarras coloniais. A pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre o pensamento decolonial e a teologia da Missão Integral, buscando identificar como essa correlação pode contribuir para uma práxis mais inclusiva nas questões de gênero e sexualidade no Brasil. O estudo destaca a importância do diálogo interdisciplinar e da reflexão crítica sobre as posturas hegemônicas presentes na sociedade e na teologia. A teologia da Missão Integral assume um papel relevante na promoção da justiça e na luta pelos direitos das mulheres. Ao dialogar com o pensamento decolonial, busca-se uma compreensão mais abrangente e crítica das questões de gênero, visando à transformação e à inclusão em uma sociedade mais justa e igualitária. A igreja é convocada a posicionar-se profeticamente contra a opressão e a injustiça, engajando-se na promoção da paz e da justiça em todas as esferas da vida humana. A pesquisa aponta para a importância de novas abordagens teológicas que considerem as questões de gênero e sexualidade, envolvendo o pensamento decolonial como uma ferramenta crítica para ampliar a inclusão e a transformação em benefício da sociedade como um todo.
Palavras-chave: Opressão de gênero
Práxis Libertadora
Teologia Contextual
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10526
Data do documento: 27-Nov-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
683511.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)246.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.