Eventos de Iniciação Científica Encontro Internacional de Produção Científica - EPCC XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
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Tipo: Artigo de Evento
Título: COMPREENDER O POTENCIAL DO JOGO ‘’MATCH OR DIE’’ E SEUS BENEFÍCIOS NO DESENVOLVIMENTO E ESTIMULAÇÃO COGNITIVA
Autor(es): Hortkoff, Moises de Andrade
Dos Santos, Osni Junior
Resumo: A utilização do jogo eletrônico "Match or Die" pode fornecer melhor desempenho na habilidade cognitiva em pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) por desafiar o jogador com tarefas que exigem atenção e concentração. O jogo envolve atividades que requerem o uso dessas habilidades cognitivas, que muitas vezes são afetadas em indivíduos com TDAH. A memória é um processo cognitivo que é responsável pela aquisição, armazenamento e recuperação das informações. A atenção é um processo cognitivo que envolve a capacidade de filtra e selecionar informações do ambiente externo e interno para processamento mental. O objetivo geral compreender se houve ganhos específicos em áreas como matemática, raciocínio lógico e desempenho cognitivo após a aplicabilidade do jogo “Match or Die”. A amostra populacional será composta por 28 alunos do ensino fundamental, com idades variando entre 11 e 13 anos. Desses alunos, 14 serão diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e serão designados para o grupo experimental, enquanto os outros 14 alunos, sem TDAH, serão designados para o grupo controle do gênero feminino e masculino. Esses serão divididos em 14 alunos com TDAH como grupo experimental e 14 alunos sem TDAH como grupo controle, para levantamento dos dados duas etapas serão necessárias, a primeira será composta por 4 alunos, sendo 2 alunos com TDAH e 2 alunos sem TDAH, totalizando 7 grupos. Para cada grupo será aplicado o teste AC e posterior em slides sobre a dinâmica do jogo Match or Die, seguida pela disponibilização do link para acesso (https://eranot.itch.io/match-or-die). A segunda etapa acontecerá após 30 dias, sendo repetidos os processos da primeira etapa. Pretende-se obter como resultados analisar se houve ganhos específicos em áreas como matemática, raciocínio lógico e desempenho cognitivo
Palavras-chave: Benefícios
Match or die
TDAH
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10487
Data do documento: 26-Nov-2024
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