01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES TECNOLOGIAS LIMPAS E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL - PPGTL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1046
Tipo: Dissertação
Título: Comportamento agroeocológico e preocupação ambiental em estudantes de agronomia brasileiros e franceses
Autor(es): SIQUEIRA, Ana Paula Da Silva
Primeiro Orientador: MILANI, Rute Grossi
metadata.dc.contributor.advisor-co1: PACCOLA, Ednéia Aparecida de Souza
Resumo: A agricultura é essencial à existência humana, todavia, a forma tradicional, pautada no agronegócio, tem gerado diversos danos ambientais, sobretudo, ao ser humano. Diante desta temática, este estudo busca entender quais fatores podem incentivar à prática do comportamento pró-ambiental na agricultura, especialmente o comportamento agroecológico, com o intuito de contribuir na discussão de ferramentas para uma Educação Ambiental e políticas públicas em prol do desenvolvimento sustentável. Para cumprir o objetivo proposto, primeiramente, foi realizada uma revisão de literatura sobre o comportamento pró-ambiental na agricultura com o intuito de conhecer as principais varáveis que incentivaram à adoção deste comportamento. Foram consultadas as bases de dados American Psychological Association (PsycINFO), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Web of Science (WoS), utilizando-se as palavras-chave: comportamento pró-ambiental e pro-environmental behavior. Realizou-se também, uma pesquisa transcultural, exploratória e de comparação entre grupos para analisar a relação existente entre a preocupação ambiental, comportamentos pró-ambientais de estudantes de Agronomia, brasileiros e franceses, com o intuito de identificar quais fatores estão associados ao comportamento agroecológico. A importância de se realizar um estudo transcultural reside no fato que ao entender como um comportamento ocorre em determinada cultura, ele possa ser incentivado em outra. Participaram da pesquisa 174 alunos brasileiros e 150 alunos franceses. Foram utilizadas as Medidas de Preocupação Ambiental, Medidas de comportamento pró-ambiental e questões quantitativas e qualitativas concernentes à Agroecologia. Os resultados encontrados na revisão de literatura mostraram que as principais variáveis que incentivaram à promoção do comportamento pró-ambiental na agricultura foram de natureza intrínsecas, como os valores biosféricos, consciência ambiental, orientação para o futuro, auto eficácia e, principalmente, o conhecimento científico, sendo esta a variável mais mencionada como fomentadora do comportamento estudado. Referente à pesquisa de análise da relação entre preocupação ambiental, comportamentos pró-ambientais de estudantes de Agronomia, brasileiros e franceses com o objetivo de identificar quais fatores estão associados ao comportamento agroecológico, na França, a preocupação ambiental e o comportamento pró-ambiental se relacionaram com o comportamento agroecológico, enquanto que no Brasil, o comportamento agroecológico se correlacionou somente com o comportamento pró-ambiental. Entre as variáveis analisadas, principalmente as que se relacionavam ao comportamento agroecológico, estavam mais presentes entre os estudantes franceses, sinalizando a necessidade de discutir a respeito das políticas públicas no Brasil e estratégias de Educação Ambiental, visto que, os resultados das duas pesquisas demonstraram que essas são ferramentas eficazes que incentivam à adoção de comportamentos pró-ambientais, como o agroecológico.
Abstract: Agriculture is essential to human existence, however, the traditional form, based on agribusiness, has generated several environmental damages, above all, to the human being. In view of this theme, the study seeks to understand which factors can encourage the practice of pro-environmental behavior in agriculture, especially agroecological behavior, aiming on contributing to the discussion of tools for Environmental Education and public policies for sustainable development. In order to fulfill the proposed objective, a literature review was first carried out on the pro-environmental behavior in agriculture in order to know the main variables that encouraged the adoption of such behavior. The American Psychological Association (PsycINFO), Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Web of Science (WoS) databases were used, using the key words: pro-environmental behavior and proenvironmental behavior. A cross-cultural, exploratory and comparative research was also carried out to analyze the relationship between environmental concern and pro-environmental behavior of Agronomy students, Brazilian and French, in order to identify which factors are associated with agroecological behavior . The importance of conducting a cross-cultural study is understanding how a behavior occurs in one culture, so it can be encouraged in another. A total of 174 Brazilian students and 150 French students participated in the study. Environmental Precautions Measures, Pro-environmental behavior measures and quantitative and qualitative issues concerning Agroecology were used. The results found in the literature review showed that the main variables that stimulated the promotion of pro-environmental behavior in agriculture were intrinsic in nature, such as biospheric values, environmental awareness, future orientation, self-efficacy, and especially scientific knowledge, being the most mentioned variable as driven of the studied behavior. Regarding the analysis of the relationship between environmental concern, pro-environmental behaviors of Agronomy, Brazilian and French students with the objective of identifying which factors are associated with agroecological behavior, in France, environmental concern and pro-environmental behavior were related with agroecological behavior, while in Brazil, agroecological behavior correlated only with pro-environmental behavior. Among the analyzed variables, especially those related to agroecological behavior, were more present among French students, pointing to the need to discuss about public policies in Brazil and Environmental Education strategies, since the results of the two surveys showed that these are effective tools that encourage the adoption of pro-environmental behaviors, such as agroecology.
Palavras-chave: Agroecologia
Educação Ambiental
Sustentabilidade
Psicologia Ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1046
Data do documento: 5-Fev-2018
Aparece nas coleções:TECNOLOGIAS LIMPAS E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL - PPGTL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA PAULA DA SILVA SIQUEIRA.pdfDissertação1.55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.