Eventos de Iniciação Científica Encontro Internacional de Produção Científica - EPCC XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10445
Tipo: Artigo de Evento
Título: BARBIE E A PUBLICIDADE: IDENTIFICAÇÃO E NOSTALGIA COMO FORMAS DE INCENTIVO AO CONSUMO
Autor(es): Machado, Lorena
Verner, Afonso Ferreira
Resumo: A presente pesquisa apresenta uma discussão sobre a interface entre Cinema e Publicidade a partir do filme Barbie, lançado em julho de 2023. Considerado um blockbuster pela indústria cinematográfica, o filme causou um grande hype entre marcas e consumidores, ativando fortes aspectos de nostalgia, tão importantes para a efetivação do consumo. A partir disso, esta pesquisa de Iniciação Científica mapeia quatro ações publicitárias audiovisuais que utilizam Barbie como a principal referência para propor uma discussão sobre as relações entre o mundo do Cinema e prática do incentivo ao consumo. Os achados empíricos demonstram que, independente do público-alvo ou do produto / serviço a ser ofertado, o filme Barbie foi amplamente utilizado como referência cultural, por marcas nacionais e internacionais, que lançaram mão de aspectos nostálgicos para incentivar o consumo, ativando diferentes públicos-alvo e também diferentes mercados consumidores.
Palavras-chave: Barbie
Cinema
Publicidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10445
Data do documento: 25-Nov-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
683169.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)171.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.