Eventos de Iniciação Científica Encontro Internacional de Produção Científica - EPCC XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10431
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS METABÓLICOS MATERNOS EM RATAS WISTAR PÓS-DESMAME PROGRAMADAS POR DESNUTRIÇÃO PROTEICA DURANTE A LACTAÇÃO
Autor(es): Barboza, Eloísa de Cássia Coutinho
Villa, Júlia Morales
Pavanello, Audrei
Resumo: O presente trabalho descreve um estudo feito por meio da desnutrição proteica de ratas wistar adultas no período de lactação e avaliação dos níveis de glicemia, colesterol e triglicerídeos diante desta condição. O objetivo é entender o que acontece com o metabolismo dessas ratas a partir de uma situação de desnutrição proteica no período de lactação. A metodologia utilizada foi através do cruzamento de machos e fêmeas de ratas Wistar e após o nascimento das ninhadas as mães passaram por indução da desnutrição proteica em um período de 14 dias. Com isso, espera-se que ocorra uma desregulação dos hormônios e enzimas que atuam no metabolismo do organismo, esclarecendo como estas alterações influenciam na rata e em sua prole. Após análise dos parâmetros biométricos foi possível identificar uma diminuição do peso das ratas low protein (LP); diminuição do acúmulo de gordura retroperitoneal e tendência a diminuição do acúmulo de gordura mesentérica. Os parâmetros bioquímicos apresentaram uma diminuição da trigliceridemia; diminuição da glicemia e do colesterol VLDL, além de aumento da colesterolemia e do colesterol-VLDL. Estes resultados possibilitaram a compreensão sobre a interferência da dieta hipoproteica durante a lactação em ratas Wistar pós-desmame.
Palavras-chave: Alimentação
Metabolismo
Proteína
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10431
Data do documento: 25-Nov-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
683949.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)234.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.