01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES TECNOLOGIAS LIMPAS E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL - PPGTL
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Tipo: Dissertação
Título: Um novo olhar para os resíduos urbanos: uma experiencia de educação ambiental com estudantes de arquitetura
Autor(es): BESCOROVAINE, Wellington Francisco
Primeiro Orientador: MILANI, Rute Grossi
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MEDINA, Berna Valentina Bruit Valderrama Garcia
Resumo: Um importante fator responsável pela degradação ambiental é a grande quantidade de resíduos sólidos depositados na natureza sem a destinação correta. Algumas profissões como a engenharia civil e a arquitetura lidam com essa realidade constantemente, pois são áreas que apresentam um grande índice de perdas dos materiais utilizados. A presente pesquisa visa avaliar os resultados da aplicação de oficinas de educação ambiental e aproveitamento de resíduos sólidos urbanos junto a universitários de Arquitetura e Urbanismo. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa de caráter interventivo exploratório. Foram aplicados os seguintes instrumentos: a Escala de Comportamento Ecológico, a Escala de Crenças Ambientais; e um questionário para levantamento das variáveis sociodemográficas, do comportamento de descarte e reciclagem de resíduos, antes e após uma intervenção de educação ambiental. Os alunos do primeiro ano de Arquitetura e Urbanismo foram convidados à participar das oficinas de Educação Ambiental. Posteriormente, foi feito uma avaliação dos resultados da intervenção, para analisar o impacto desta sobre o comportamento ecológico e a percepção dos resíduos na construção civil pelos estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Ao analisar as respostas dos estudantes em relação ao comportamento ecológico, às crenças ambientais, ao questionário sobre descarte e reciclagem, poderá ser constatado se estes aderem a atitudes sustentáveis. Acredita-se que a realização dessas intervenções proporcionará aos estudantes a tomada de consciência em relação aos cuidados para com o meio ambiente, bem como, a reflexão sobre questões de ética ambiental em que o Arquiteto está inserido. Participaram da pesquisa, de natureza exploratória, 58 estudantes concluintes do curso de Arquitetura e Urbanismo matriculados em uma instituição de ensino particular, situada na região Sul do Brasil. Foi aplicada a Escala de Comportamento Ecológico e um questionário sobre a produção de resíduo e o seu descarte. Referente ao comportamento pró-ambiental, a maior média se apresentou em limpeza urbana e a menor em ativismo e consumo. Quanto aos comportamentos de economia de água e energia, e reciclagem, os alunos evidenciaram tendência a realizá-los ocasionalmente. As respostas aos questionários mostraram que 59,9% dos estudantes não se preocupam com a quantidade de resíduo produzida; 68,8 % procuram separar os resíduos recicláveis; 37,86% raramente ou nunca reutilizam as embalagens de produtos; 41,32 % procuram lavá-las antes de descartá-las; e somente 10,34% já participaram ou participam de programas que incentivam a preservação ambiental. Os dados obtidos sinalizam a necessidade da ambientalização nas Instituições de Ensino Superior, levando em consideração as crenças e os valores ambientais dos estudantes e envolvendo-os em projetos sociais, visando o desenvolvimento de atitudes pró-ambientais.
Abstract: An important factor responsible for environmental degradation is the large amount of solid waste deposited in nature without the correct destination. Some professions such as civil engineering and architecture deal with this reality constantly, because they are areas that present a great index of losses of the materials used. The present research aims to evaluate the results of the application of environmental education workshops and use of urban solid waste together with university students of Architecture and Urbanism. This is a quantitative qualitative research of exploratory intervention. The following instruments were applied: the Ecological Behavior Scale, the Environmental Belief Scale; And a questionnaire for surveying sociodemographic variables, waste disposal and recycling behavior, before and after an environmental education intervention. The first year students of Architecture and Urbanism were invited to participate in the Environmental Education workshops. Afterwards, an evaluation of the results of the intervention was made to analyze the impact of this on the ecological behavior and the perception of the residues in the civil construction by the students of Architecture and Urbanism. When analyzing students' responses to ecological behavior, environmental beliefs, the questionnaire on disposal and recycling, it can be seen whether they adhere to sustainable attitudes. It is believed that the realization of these interventions will provide students with awareness of care for the environment as well as the reflection on environmental ethics issues in which the Architect is involved. Fifty - eight students from the Architecture and Urbanism course enrolled in a private educational institution located in the southern region of Brazil participated in the exploratory research. The Ecological Behavior Scale and a questionnaire on waste production and disposal were applied. Regarding the pro-environmental behavior, the highest average was presented in urban cleaning and the lowest in activism and consumption. As for the behaviors of saving of water and energy, and recycling, the students evidenced the tendency to realize them occasionally. The answers to the questionnaires showed that 59.9% of the students do not care about the amount of waste produced; 68.8% seek to separate recyclable waste; 37.86% rarely or never re-use product packaging; 41.32% seek to wash them before discarding them; And only 10.34% have participated or participate in programs that encourage environmental preservation. The data obtained indicate the need for the environmentalization in Higher Education Institutions, taking into account the students' environmental beliefs and values and involving them in social projects, aiming at the development of pro-environmental attitudes.
Palavras-chave: Resíduo
comportamento ecológico
educação ambiental
arquitetura e urbanismo
ensino superior
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1043
Data do documento: 9-Fev-2017
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