01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES TECNOLOGIAS LIMPAS E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL - PPGTL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1042
Tipo: Dissertação
Título: Desafios e alternativas para o gerenciamento de resíduos sólidos recicláveis: estudo de caso no município de Mandaguari-PR
Autor(es): SOUZA, Wanderlei De
Primeiro Orientador: GONÇALVES, José Eduardo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: PACCOLA, Ednéia Aparecida de Souza
Abstract: A sociedade de modo geral tem consciência da importância da logística empresarial para atender as suas necessidades de consumo, mas existe uma logística que ainda é pouco difundida: a Logística Reversa (LR), que pode ser definida como uma área prática e estratégica para o desenvolvimento sustentável através do reaproveitamento ou retorno dos produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo. Diante deste fato, o objetivo do trabalho foi avaliar os desafios relacionados, como o avanço da Logística Reversa de pós-consumo no município de Mandaguari (PR) e identificar o perfil dos colaboradores da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Mandaguari (ACAMAN), bem como analisar os principais problemas enfrentados pela organização, sugerindo medidas de prospecção que aprimorem a sustentabilidade eco-socioambiental. Portanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, cujos meios de investigação utilizados foram a revisão bibliográfica sobre o tema em artigos científicos, revistas e periódicos em bases de dados eletrônicos e um estudo de caso na ACAMAN, que envolveu pesquisa de campo por meio de investigação documental, entrevista com o gestor e observação direta às instalações da associação. De acordo com o resultado foi traçado o perfil dos funcionários, sendo que a maioria eram do sexo feminino (83,3%), com idade entre 26-35 (37,5%) e que tinham apenas o ensino fundamental incompleto (66,6%). Com relação a coleta seletiva, somente 5,2 % dos bairros fazem a separação adequada dos resíduos e o volume total de resíduos recicláveis coletados foi de 70 ton./mês. Constataram-se como principais problemas da ACAMAN a dificuldade de gestão organizacional relacionada com a entrada de materiais e organização financeira, a busca por técnicas que auxiliem o aumento da renda, além de formas eficientes de sensibilização ambiental da sociedade. A organização conta também com ações de prospecção para a capacitação de gestores, o estabelecimento de parcerias que viabilizem investimentos em tecnologias de beneficiamento dos materiais, agregando valor ao produto. Além da divulgação do processo de coleta seletiva e a sensibilização da população frente a importância dessas atividades para o desenvolvimento socioambiental do município.
Palavras-chave: Gestão de Resíduos de PET
Logística Reversa
Gestão de Materiais Recicláveis
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1042
Data do documento: 28-Set-2017
Aparece nas coleções:TECNOLOGIAS LIMPAS E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL - PPGTL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WANDERLEI DE SOUZA.pdfDissertação807.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.