Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10389| Tipo: | Artigo de Evento |
| Título: | ASPECTOS TECNOLÓGICOS DE PERFORMANCE MUSICAL NO METAVERSO VIA ESTÚDIO CASEIRO |
| Autor(es): | Moleta, Alessandro de Cristo Menegatti, Adriano Parras De Andrade, Janaina |
| Resumo: | Considerando o desenvolvimento tecnológico nas sociedades e as tecnologias digitais contemporâneas, presenciamos um amplo aspecto de desenvolvimento e alcance de performances musicais através da utilização de equipamentos e estúdios caseiros na viabilização de apresentações digitalizadas por meio do metaverso. Mas como podemos resolver as questões tecnológicas para romper a barreira entre o físico e o virtual? Desta forma, o objetivo principal da presente pesquisa é compreender sobre os aspectos tecnológicos de infraestrutura de estúdio caseiro, na realização de performances artístico-musicais transmitidas ao vivo em plataforma do metaverso. Tendo como justificativa a inovação no design musical pela aplicação de recurso tecnológico contemporâneo, agregado ao aspecto socioeconômico do caso no mercado de entretenimento fonográfico e audiovisual. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa, bibliográfica para embasar os conceitos utilizados, como “metaverso” e “estúdio caseiro”; além da aplicação de questionário com indivíduo espectador e eventos de testes ao longo da pesquisa, frente aos recursos digitais, em especial no metaverso, visando a elaboração de relatos de experiência associados à vivência do produtor, músico, performer e do espectador ao longo de testes aplicados e apresentações musicais realizadas. Assim, com a feição da pesquisa, espera-se chegar a conclusões sobre os aspectos tecnológicos da realização de performances ao vivo no ambiente virtual do chamado metaverso, a partir de um estúdio caseiro próprio, padrão e funcional. Portanto, como resultado, visa-se contribuir com estudantes, pesquisadores, músicos, produtores, autoprodutores e demais indivíduos, interessados em compreender e explorar as possibilidades e oportunidades ainda por descobrir deste novo universo virtual. |
| Palavras-chave: | Internet Música Produção musical Realidade virtual Tecnologia |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
| Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10389 |
| Data do documento: | 22-Nov-2024 |
| Aparece nas coleções: | XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 682934.pdf | Trabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023) | 157.55 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

