01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES TECNOLOGIAS LIMPAS E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL - PPGTL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1037
Tipo: Dissertação
Título: O uso da percepção ambiental no córrego “sem nome” no município de Maringá como apoio à formulação de políticas públicas
Autor(es): TOMOIKE, Milene Harumi
Primeiro Orientador: VELHO,Ana Paula Machado
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MILANI, Rute Grossi
Abstract: O objetivo central deste estudo é conhecer o perfil dos moradores acerca da percepção ambiental sobre a preservação de fundos de vale, na propositura de ações de políticas públicas ambientais que realmente atendam às necessidades dos moradores locais. O município escolhido para o desenvolvimento do trabalho é Maringá, cidade situada no noroeste do Estado do Paraná. A partir da aplicação de um questionário qualitativo, baseado em entrevista em profundidade, foi investigada a percepção ambiental da população que reside no entorno do córrego “Sem Nome” (23°23'49,7"S, 51°53'29,6"W), da bacia do Ribeirão Morangueira, subafluentes da bacia hidrográfica Paranapanema. Os resultados indicam a necessidade do desenvolvimento de ações que envolvam a comunidade nos cuidados e na formação de uma ligação afetiva entre moradores e ambiente natural, visto que a maioria dos entrevistados se posicionou relatando sua preocupação com os fundos de vale, mas não exercendo nenhuma ação de preservação. Poder-se-ão utilizar essas informações para se dar subsídio ao desenvolvimento de políticas públicas ambientais para o entorno dos fundos de vale. Conclui-se que ações para a preservação do citado córrego contribuirão para modificar a maneira com que essa população se vincula à sensação de pertencimento ao espaço urbano, resultando, possivelmente, em maior cuidado e atenção na participação entre comunidade e espaços públicos verdes da importância dos fundos de vale.
Palavras-chave: Psicologia Ambiental
Fundos de vale
Gestão Pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1037
Data do documento: 22-Dez-2017
Aparece nas coleções:TECNOLOGIAS LIMPAS E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL - PPGTL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MILENE HARUMI TOMOIKE.pdfDissertação919.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.