01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES CIÊNCIAS JURÍDICAS - PPGCJ
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1024
Tipo: Dissertação
Título: O assédio moral à luz da reforma trabalhista e a proteção da dignidade do empregado
Autor(es): CATTELAN, Jeferson Luiz
Primeiro Orientador: FACHIN, Zulmar Antonio
Abstract: O meio ambiente de trabalho equilibrado é um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal de 1988 que visa proteger a dignidade humana do trabalhador e os direitos da personalidade, vedando a prática de condutas abusivas que precarizam ou degradam o local de trabalho. O assédio moral é uma prática abusiva que está inserida na gestão organizacional de várias empresas, devido ao modelo econômico vigente. O assédio causa lesão à integridade física e psicológica do indivíduo, afetando o exercício pleno dos direitos da personalidade do trabalhador. A indenização por dano moral não restaura a integridade psicofísica da vítima, mas permite a compensação financeira da dor e do sofrimento causado. O trabalho lança luzes sobre o assédio moral em três profissões: do bancário, do docente e do policial militar. A tarifação do dano moral afronta o texto Constitucional, pois limita o quantum indenizatório em 50 salários do trabalhador, sobretudo se consideradas as lesões gravíssimas. A norma tarifada discrimina a pessoa humana pelo valor do salário recebido e torna injusta sua aplicação ao proteger o patrimônio dos grandes empresários, pois limita o valor e os efeitos punitivos e preventivos da indenização. O meio ambiente de trabalho equilibrado é um direito constitucional que visa garantir a dignidade humana e os direitos da personalidade. A responsabilidade do empregador decorrente da atividade de risco e do ambiente de trabalho permanece objetiva. A responsabilidade subjetiva do empregador no dano extrapatrimonial previsto na reforma trabalhista, bem como a tarifação do dano moral, promove a extinção da função pedagógica, ficando apenas o caráter punitivo do dano moral. As alterações podem gerar uma precarização das condições de trabalho e um aumento do assédio moral e de outras condutas ilícitas, ao passo que reduz sua função preventiva. Diante disso, verificados o princípio da vedação do retrocesso, o princípio da igualdade, da proporcionalidade e da dignidade humana, dentre outros, será demostrado a inconstitucionalidade da norma.
Palavras-chave: Dano extrapatrimonial
Dignidade da pessoa humana
Meio ambiente de trabalho
Reforma Trabalhista
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1024
Data do documento: 18-Dez-2018
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS JURÍDICAS - PPGCJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CATTELAN_Jeferson_Luiz_O_assedio_moral_a_luz_da_reforma_trabalhista_e_a_dignidade_do_empregado.pdfDissertação2.14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.