EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10100
Tipo: Artigo de Evento
Título: (POSSÍVEIS) VISÕES DECOLONIAIS DE ALUNOS DA CIDADE DE FORTALEZA ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Autor(es): Assis, Francisco Leonardo dos Anjos de
Zuge, Aline Priscilla Brancalhão
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar o delineamento inicial de um estudo que visa identificar se alunos de uma instituição municipal de ensino da cidade de Fortaleza, Ceará, percebem se o processo de ensinoaprendizagem de língua inglesa está alinhado aos princípios da visão decolonial. Para tanto, será realizado um questionário, aplicado presencialmente, de acordo com a disponibilidade dos alunos e do pesquisador. O questionário contará com perguntas acerca das percepções dos alunos quanto a presença (ou não) de aspectos ligados à visão decolonial no processo de ensino de língua inglesa, tais como a perspectiva do inglês como língua franca e a valorização da cultura local. Como embasamento teórico, o trabalho se apoia em estudos de Pennycook (2002), Bezerra (2019), Reis; Jorge (2020) e Marques (2021), dentre outros autores, que abordam a perspectiva do ensino decolonial da língua inglesa, atrelando suas visões aos documentos oficiais da educação básica para o ensino da língua inglês, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e o Documento Curricular Referencial do Ceará (CEARÁ, 2019). Espera-se, com o trabalho, contribuir para um mapeamento acerca das percepções discentes sobre seu processo de aprendizagem do inglês, auxiliando, assim, para alicerçar um processo de ensino por meio do qual o aluno consiga perceber a importância de sua(s) própria cultura(s), língua(s), vivência(s), valorizando-as, sem colocálas em detrimento da(s) cultura(s), língua(s), vivência(s), da cultura do falante nativo do inglês.
Palavras-chave: Educação básica
Ensino de Lingua inglesa
Teoria decolonial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10100
Data do documento: 27-Mar-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.