01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC MEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10085
Tipo: Artigo
Título: Acesso aos serviços de saúde para o diagnóstico e tratamento do câncer de mama
Autor(es): Claro, Ariane Maria Cantagallo
Mazzoni, Gabriela de Oliveira
Primeiro Orientador: Santos, Aliny de Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Fonzar, Udelisses Janete Veltrini
Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender as motivações que dificultam o acesso aos serviços de saúde das pacientes portadoras de câncer de mama, nos âmbitos de rastreio, diagnóstico e tratamento. Para atingir tal objetivo, a metodologia adotada consistiu em uma revisão integrativa com base em trabalhos científicos pesquisados nas bases de dados SciELO, PubMed, DOAJ, LILACS e Web of Science, utilizando-se como descritores “Acesso à saúde no câncer de mama”, “Rastreamento no câncer de mama”, “Diagnóstico no câncer de mama”, “Tratamento do câncer de mama”, “Acesso aos serviços de saúde no Brasil”. Diretrizes, relatos de caso, artigos duplicados, de revisão, que não abordaram o tema proposto, que abordaram o assunto “mortalidade” ou que não responderam à pergunta-guia do estudo não foram incluídos. A análise dos resultados se deu por meio de semelhança destes respondendo a seguinte pergunta de pesquisa: “Quais os motivos que dificultam o acesso à assistência em saúde, do rastreio ao tratamento, no câncer de mama?”. Foi demonstrado, portanto, que fatores sociodemográficos como escolaridade, renda, cor, estado civil e idade, localização das pacientes e da oferta de serviços, fatores relacionados à gestão do serviço, ao tipo de tratamento e às políticas públicas, apresentam-se como fatores causadores de iniquidades em saúde. Espera-se que a pesquisa sirva como ponto de partida para aprofundamentos e mudanças resolutivas passíveis de aplicação prática, no intuito de impactar positivamente a revisão de políticas públicas, garantindo o pleno acesso aos serviços de saúde às pacientes portadoras da doença e usuárias do SUS.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo compreender as motivações que dificultam o acesso aos serviços de saúde das pacientes portadoras de câncer de mama, nos âmbitos de rastreio, diagnóstico e tratamento. Para atingir tal objetivo, a metodologia adotada consistiu em uma revisão integrativa com base em trabalhos científicos pesquisados nas bases de dados SciELO, PubMed, DOAJ, LILACS e Web of Science, utilizando-se como descritores “Acesso à saúde no câncer de mama”, “Rastreamento no câncer de mama”, “Diagnóstico no câncer de mama”, “Tratamento do câncer de mama”, “Acesso aos serviços de saúde no Brasil”. Diretrizes, relatos de caso, artigos duplicados, de revisão, que não abordaram o tema proposto, que abordaram o assunto “mortalidade” ou que não responderam à pergunta-guia do estudo não foram incluídos. A análise dos resultados se deu por meio de semelhança destes respondendo a seguinte pergunta de pesquisa: “Quais os motivos que dificultam o acesso à assistência em saúde, do rastreio ao tratamento, no câncer de mama?”. Foi demonstrado, portanto, que fatores sociodemográficos como escolaridade, renda, cor, estado civil e idade, localização das pacientes e da oferta de serviços, fatores relacionados à gestão do serviço, ao tipo de tratamento e às políticas públicas, apresentam-se como fatores causadores de iniquidades em saúde. Espera-se que a pesquisa sirva como ponto de partida para aprofundamentos e mudanças resolutivas passíveis de aplicação prática, no intuito de impactar positivamente a revisão de políticas públicas, garantindo o pleno acesso aos serviços de saúde às pacientes portadoras da doença e usuárias do SUS.
Palavras-chave: Neoplasias da mama
Atraso
Serviços de saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10085
Data do documento: 19-Mar-2024
Aparece nas coleções:MEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mazzoni, Gabriela de Oliveira.pdfArtigo apresentado ao curso de graduação em Medicina da Universidade Cesumar – UNICESUMAR.7.6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.