01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ARTES VISUAIS
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Orixás, Loas e Voduns: um estudo de caso sobre a Lei 10.639/03 e o ensino de arte africana e diaspórica nas escolas estaduais de Mauá, São Paulo
Autor(es): Camacho, Henrique Campideli Silva
Primeiro Orientador: Bachega Junior, Vanderlei
Resumo: O presente estudo tem como objetivo relatar experiências no campo da Arte- educação, exercidos em escolas públicas-estaduais do município de Mauá, São Paulo, durante o período de agosto de 2022 até abril de 2023. A atuação como Professor de Artes, envolvido com narrativas afrocentradas e com o universo místico e epistemológico do Candomblé, do Vodu haitiano e das intelectualidades africanas e diaspóricas, fez surgir a necessidade de articulação e aplicação da Lei n. 10.639/2003 nos conteúdos e no espaço escolar, que frequentemente só viabilizam tais discussões durante o dia 20 de novembro, onde comemora-se o dia da Consciência Negra. O Currículo Paulista, documento norteador da educação pública-estadual de São Paulo, embora traga competências e habilidades pautadas nas produções artísticas e culturais não europeias, não é efetivamente utilizado nos roteiros e planejamentos didáticos-pedagógicos, o que torna viável a discussão e reformulação de temáticas necessárias para o efetivo ensino de cultura africana e da diáspora, assim como o fortalecimento de uma educação antirracista por parte de todos os membros da comunidade escolar. O método parte da investigação bibliográfica e relatos de experiência durante atuação em sala de aula. Os planos e sequências didáticas, embasadas nas habilidades que englobam a desconstrução do imaginário e de referências eurocêntricas, demonstraram resultados e discussões favoráveis à valorização das culturas africanas, afro-brasileiras e da diáspora, bem como fortalecimento da identidade e autoestima dos alunos, sobretudo os autodeclarados pretos e pertencentes às religiões de matriz africana.
Palavras-chave: Estudos Culturais
Cultura Afro-brasileira
Arte-educação
Pedagogia antirracista
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10072
Data do documento: 14-Mar-2024
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