01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES CIÊNCIAS JURÍDICAS - PPGCJ
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1005
Tipo: Dissertação
Título: A família e os conflitos familiares na história: a mediação a tutelar a dignidade humana na família contemporânea brasileira
Autor(es): DENCK, Cassia Alves Moreira
Primeiro Orientador: FACHIN, Zulmar Antonio
Abstract: O objetivo desta dissertação é propor o uso da mediação como forma de transformação dos conflitos familiares na família contemporânea. A família vem se desenvolvendo e se transformando ao longo do tempo. Dessas transformações, com a constitucionalização do direito de família, instituindo princípios como a dignidade humana, igualdade e outros mais, a família vem se tornando um ambiente onde se identifica maior igualdade perante seus membros. A obediência cega ao chefe da família não é mais algo unânime e, com isso, os conflitos se manifestam. Cabe dizer que os conflitos sempre existiram, mas agora existe uma maior liberdade em se questionar aquilo que os membros veem de forma diferente, resultado das diferentes vivências. Ainda que carregando uma conotação negativa, os conflitos familiares não são necessariamente ruins, pois oferecem oportunidades de melhoramento no conjunto de pessoas que se importam genuinamente umas com as outras. A afetividade permeia o conflito familiar, o que normalmente tem o afeto como plano de fundo. Quando os conflitos não são resolvidos adequadamente, esses ferem a dignidade humana, adquirida no seio da família e base para o desenvolvimento das potencialidades dos cidadãos. Dessa forma, defende-se aqui a possibilidade do uso da mediação como forma de resgatar a dignidade humana ferida, haja vista que seu uso proporciona a transformação do conflito em algo positivo, gerando a pacificação daquela família e, potencialmente, da sociedade.
Palavras-chave: Mediação
Conflitos
Família
Dignidade Humana
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1005
Data do documento: 26-Fev-2018
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS JURÍDICAS - PPGCJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cassia Alves Moreira Denck.pdfDissertação1.21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.