01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES CIÊNCIAS JURÍDICAS - PPGCJ
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1001
Tipo: Dissertação
Título: Biopolítica e direitos humanos: reflexões sobre aproximações e distanciamentos a partir das teses de Foucault e Agamben
Autor(es): FREIRE, Gutemberg
Primeiro Orientador: FACHIN, Zulmar Antonio
Abstract: Os Direitos Humanos, apesar de sua gênese estar atrelada às revoluções liberais do século XVIII e XIX, somente receberam a atenção e a positivação necessárias para garantir a sua efetividade após a Segunda Guerra Mundial. Os Direitos Humanos trazem em seu bojo alguns elementos dignos de crítica e reflexão, pois a construção teórica destes direitos escondem possíveis implicações de uma racionalidade instrumental, utilizada pelos Estados democráticos ocidentais no domínio e controle dos corpos e consciência dos indivíduos humanos. O conhecimento das interações entre indivíduo e Estado, com base no estudo das relações de poder entre ambos, é fundamental para que se possa elucidar boa parte das discrepâncias entre as intenções idealizadas constantes nas políticas públicas e a real efetivação de tais medidas no meio social. Dentro desta perspectiva, este trabalho, a partir do que até agora foi produzido intelectualmente, visa fomentar uma reflexão quanto ao papel dos Direitos Humanos e a função da Biopolítica como instrumento de controle e subjetivação dos indivíduos, buscando aproximações e distanciamentos entre as duas teorias.
Palavras-chave: direitos humanos
biopolítica
controle social
biopoder
modernidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1001
Data do documento: 23-Fev-2018
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS JURÍDICAS - PPGCJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gutemberg Freire.pdfDissertação579.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.