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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3082
Tipo: | Artigo |
Título: | DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM: COMPONENTE CURRICULAR FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II |
Autor(es): | ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de ROECKER, Simone CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de GALLO, Adriana Martins LOPES, Camila Rafaela CASSIOLATO, Caren |
Abstract: | O material didático para apoiar as atividades educativas de um curso, assume o papel de fio condutor, visto que organiza o desenvolvimento e a dinâmica de todo o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral deste estudo foi desenvolver material didático para o curso técnico em enfermagem do IFPR, no componente curricular Fundamentos de Enfermagem II. Esse projeto faz parte de um projeto maior intitulado “Construção de material didático para o curso técnico em enfermagem” que está sendo desenvolvido pelos docentes e alunos do curso técnico em enfermagem do IFPR, campus Londrina. A organização temática do material didático desenvolvido para o Curso Técnico de Enfermagem acompanha o PPC do curso e é desenvolvido em formato de módulos. Dessa forma o material será produzido com base nos referenciais bibliográficos disponíveis na biblioteca do Instituto Federal do Paraná (IFPR) somados aos materiais disponíveis em bancos e bases de dados online. Salienta-se que após a construção do material, pretende-se encaminhá-lo para publicação e adotá-lo como material de apoio ao ensino do curso técnico em enfermagem campus Londrina do IFPR, bem como as demais instituições de ensino que se interessarem. Até o momento foi possível concluir a primeira etapa desta pesquisa, sendo ela: Descrição teórica da definição, indicação, planejamento e descrição das técnicas do componente curricular de Fundamentos de Enfermagem II, no entanto o diferencial da construção deste material didático é fazê-lo de forma ilustrativa, utilizando-se de balões explicativos que possam subsidiar as indagações que possam surgir durante a execução da técnica, sendo assim, a segunda fase, esta sendo iniciada no segundo semestre do ano corrente. As outras etapas serão desenvolvidas conforme cronograma. Os alunos envolvidos neste estudo obtiveram um crescimento continuo, pois a necessidade de buscar conhecimentos científicos, fazer questionamentos e reflexões diárias contribuíram para que tivessem uma postura de autonomia na busca do conhecimento, conduta esta de extrema relevância quando se fala em processo ensino aprendizagem. Espera-se que este material que está sendo construído, possa servir para auxiliar todos aqueles que diariamente cuidam de pessoas e sabem que estão cuidando do seu bem mais precioso a vida. |
Palavras-chave: | Enfermagem Ensino Material didático |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3082 |
Data do documento: | 4-Out-2015 |
Aparece nas coleções: | IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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rosana_claudia_de_assuncao_1.pdf | Trabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015) | 287.71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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