EGGERS, Aline Bertão; FARIA, Ana Caroline Miranda Fernandes de; BRANCO, Marina; MILANI, Rute Grossi
Abstract:
A brincadeira permite à criança vivenciar o lúdico e descobrir-se a si mesma, apreender a realidade, tornando-se capaz de desenvolver seu potencial criativo.Em grande parte das sociedades contemporâneas, a infância é marcada pelo brincar, que faz parte de práticas culturais típicas.A brincadeira é cada vez mais entendida como atividade que, além de promover o desenvolvimento global das crianças, incentiva a interação entre os pares, a resolução construtiva de conflitos, e a formação de um cidadão crítico e reflexivo. A presente pesquisa tem como objetivo estudar a importância da brincadeira no processo de socialização da criança em idade pré-escolar;para isso, primeiramente se fará uma pesquisa bibliográfica sobre as contribuições do brincar no desenvolvimento infantil,em especial,para a socialização da criança,e em seguida buscar-se-á identificar os tipos de brincadeiras escolhidas pela criança em idade pré-escolar e analisar suas relações com a socialização. Trata-se de uma pesquisa de campo, com uma amostra de 10 pais/responsáveis com filhos entre cinco e seis anos de idade,matriculados em um centro educacional infantil. Para a coleta de dados, utilizaremos um questionário composto por perguntas estruturadas e semi- estruturadas, dando aos participantes possibilidades de mostrar outras respostas que não constem das opções mencionadas. Será utilizada também planilha para observação do brincar da criança em situação natural, no âmbito escolar. A pesquisa empregará a abordagem qualitativa para a análise dos dados levantados. Após a autorização da Secretaria de Educação de Maringá, apresentaremos o projeto para a diretora de um centro educacional, buscando sua anuência e colaboração no sentido de selecionar alguns alunos para participação neste estudo. Através desta pesquisa, esperamos entender melhor sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, em especial para a socialização, bem como compreender qual é o espaço destinado ao brincar na vida das crianças, em meio ao contexto do século XXI.