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Aspectos ergonômicos: doenças ocupacionais e o trabalhador da área da educação

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dc.creator SATO, Aline Ribeiro Ferraz
dc.date.accessioned 2020-01-28T14:43:45Z
dc.date.available 2020-01-28T14:43:45Z
dc.date.issued 2019-10-17
dc.identifier.citation Sato, Aline Ribeiro Ferraz. Aspectos ergonômicos: doenças ocupacionais e o trabalhador da área da educação. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Maringá - Unicesumar - Ead, Maringá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4644
dc.language por
dc.publisher UNIVERSIDADE CESUMAR pt_BR
dc.rights Acesso Aberto
dc.subject Ergonomia pt_BR
dc.subject Prevenção pt_BR
dc.subject Saúde dos educadores pt_BR
dc.title Aspectos ergonômicos: doenças ocupacionais e o trabalhador da área da educação pt_BR
dc.type Artigo pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEDROZA, Samuel Sales
dc.description.resumo Tendo em vista que o presente estudo busca compreender, abordar as ocorrências e os riscos de doenças relacionadas com o exercício do trabalho de professor, apresentar questões que proporcionem bem-estar aos sujeitos e, ainda, de maneira que sua prevenção possa trazer segurança ao indivíduo. Entender a biomecânica dos movimentos exigidos através de atividades repetitivas e desenvolvidas em ambientes planejados ergonomicamente inadequados, pesquisa-se sobre os aspectos ergonômicos: doenças ocupacionais, dificuldades e pressões vivenciadas no trabalho docente como propiciadora de tensão existente, buscando na ergonomia condições favoráveis para preservar a saúde dos educadores, a fim de realizar um estudo de caso com professores da rede pública de ensino de Piraí do Sul – PR. Realizase, então, uma pesquisa com finalidade básica e estratégica, do tipo descritivo-exploratória, abordagem quali-quantitativa através do método hipotético-dedutivo, procedimentos teóricos e um levantamento através de questionário. Com os resultados obtidos no questionário foram possível analisar e identificar situações com as quais os professores se sentiam insatisfeitos e que se deparavam diariamente, o comportamento ao realizarem o trabalho proposto, adaptações que muitas vezes afetavam a sua saúde, mas que devem ser realizadas para que os objetivos fossem atingidos. Percebe-se a sua relevância na prevenção e direcionamento da prática pedagógica, o quanto a ergonomia tem para contribuir para a educação, a necessidade de ações pedagógicas, programas que tenham como objetivo auxiliar o docente trazendo benefícios e proporcionando um melhor desenvolvimento através da qualidade e eficiência no ambiente de trabalho.
dc.publisher.country Brasil
dc.publisher.initials UNICESUMAR


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